carnavale - Carybé

Carnaval no Brasil é antes de tudo manifestação cultural

Não me canso de explicar para quem nunca viveu no Brasil,  que o nosso Carnaval não se resume apenas no desfile de escolas de samba do Rio de Janeiro. O carnaval brasileiro é na rua, onde o povo expressa sua alegria, com músicas e danças. É uma festa que manifesta a cultura de cada região de nosso país.

Ninguém coloca em dúvida o quanto é espetacular o desfile de escolas de samba na Marquês de Sapucaí, mas vale também ampliar nosso olhar crítico e entender o carnaval como expressão da arte popular.

A alegria de um povo que faz folia inspirada na música e também no folclore brasileiro. Um exemplo é o frevo, uma dança popular pernambucana muito apreciada no carnaval que foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2007.

O maracatu também de Pernambuco é uma dança de origem afro e surgiu no século XVIII como uma forma de manter viva a coroação do rei do Congo, após o fim da escravatura. Mais informações no próprio site (Maracatu.org).

Ôooo gente! Quanta poética artística desse povo pernambucano….

Os Bonecos Gigantes que representam personalidades famosas brasileiras e internacionais. São feitas de forma artesanal de barro, madeira e papel marché. Os primeiros bonecos, Zé Pereira e Vitalina têm 100 anos e para conhecer sua história basta clicar no nome.

Carnaval carioca

O carioca conhecido como o povo descolado que adora curtir praia e  bate-papo em bar, começa cedo com os blocos que saem semanas antes em bairros da cidade. Mas o mais apoteótico e espetacular é o da Marques de Sapucaí. O desfile das Escolas de Samba tem seu auge na terça-feira e termina na madrugada de quarta-feira de cinzas.

Já publiquei no PanHoramarte – ‘Carnaval no sambodromo contos de fadas brasileiro’ e volto a repetir o depoimento. Ele reflete também o meu deslumbramento e, portanto, Lyslane Costa me representa na opinião sobre o desfile do Sambódromo.

https://www.youtube.com/watch?v=S_O54zSrRyE

Quando assisto desfile das escolas de samba do Rio, fico a imaginar se existe, neste planeta, espetáculo que se equipare. Óperas e musicais, ofuscados por plumas e paetês, desaparecem em palcos tão mais nobres, coitados, tão pobres. E o que dizer da alegria? Das mais de três mil vozes, cantando felizes a história que escolheram contar? É com certeza o maior show da terra. 
Ai que orgulho me dá de ser deste Brasil. Seja desembargador, empresário, médico ou ator… tanto faz... a reverência é toda para a beleza das nossas mulheres que, tal como deusas vedetes, do alto de seus saltos, transitam ziguezagueando em rastros de purpurina.Que planejamento é este que reúne milhares em cadência tão perfeita. Ainda vou fazer parte disso tudo“.

É bem isso. Todos, naquele momento, têm o mesmo nível social e de importância, numa cadência só!

Carnaval do Sul

Aquilo que escreverei sobre o carnaval do Sul expressa uma vivência que não vai além do meu umbigo. Sempre estou em viagem. Porém, o que falam as ‘más línguas’ sobre Curitiba, onde vivo em parte, que é o mais fraco. Pouca animação!

A alusão é pelo estilo do povo de temperamento mais fechado pela imigração, composta, na maioria, de descendentes de poloneses e ucranianos. No final da década 70 surgiu a famosa Banda Polaca, criada por intelectuais e artistas da cidade. Era tão boa que acabou. Hoje temos os Zombie Walks. Os zombies parodiam a ideia de que o carnaval de Curitiba é um horror e saem em blocos fantasiados de monstros cinematográficos.

Carnaval mais perto da linha do Equador

Os carnavais do Norte e Nordeste do Brasil pouco posso comentar pelo fato que só participei do potiguar. Em Natal desviaram a festa da alegria para ser comemorada em dezembro com o CarNatal. Assim não competem turisticamente com as cidades, onde o carnaval é mais tradicional.

Porém, no período certo, o carnaval de rua também vive em Natal, muito mais com shows e espetáculos nos grandes palcos instalados perto de Ponta Negra e a presença de artistas de renome como Elba Ramalho e tantos outros. Alguns blocos saem pela praia durante os dias brincando e sambando.

É reconhecido pelos brasileiros que os carnavais de rua mais tradicionais do Brasil, certamente, são de Recife, Olinda e Salvador.  A capital da Bahia marca presença com os trios elétricos e seus famosos artistas e o tradicional Afoxé Filhos de Gandhy.

O afoxé Filhos de Gandhy, fundado por estivadores portuários da cidade no dia 18 de fevereiro de 1949, tornou-se o maior e dito o mais belo Afoxé do Carnaval de Salvador, na Bahia. … As cores dos colares são um referencial de paz e o afoxé enfoca Oxalá, que é o Orixá maior. Fonte Wikepédia.

Origem do carnaval

A origem do carnaval ainda é um mistério. Sabe-se que começou em regiões cristãs na antiguidade. Agora, confirmar que foi o catolicismo que disseminou a ideia será muito difícil. A festa foge às regras religiosas e é  exatamente contrário do que se prega, uma vida pelo decoro e a devoção.

Se analisarmos a própria palavra folia, tem origem em folle, em italiano follia, e pelo dicionário Devoto, significa: estado de alienação mental, loucura e demência.

Uma pista interessante nos dá o filósofo suíço Alain de Botton, no livro Religião para Ateus, quando conta sobre a Festa dos Loucos muito difundida na Europa, no período medieval.

O escritor, para justificar essa ideia, conta que o cristianismo medieval compreendia a dívida em que a bondade, fé e doçura têm com seus opostos. Uma dicotomia. Durante a maior parte do ano pregava solenidade, ordem, moderação, camaradagem, sinceridade, amor a Deus e decoro sexual, e, então, na noite de ano-novo, abria as portas da psique coletiva e dava início ao “festum fatuorum“, a Festa dos Loucos.

Segundo pesquisa de Botton, durante quatro dias, o mundo ficava de cabeça para baixo e cometiam as mais absurdas aberrações. Em 1445, a Faculdade de Teologia de Paris explicou aos bispos da França que a Festa dos Loucos era um evento necessário no calendário cristão, “para que a insensatez, que é a nossa segunda natureza, e inerente ao homem, possa se dissipar livremente, pelo menos uma vez ao ano”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Arte e Inteligência Artificial combinam ou IA é só artifício?

Boa pergunta. A Inteligência Artificial está revolucionando o mundo da arte e hoje gera questionamentos, curiosidade e espanto entre as conversas digitais. Cada vez mais artistas estão interessados em sublinhar as diferenças entre arte e artifício.

A IA pode criar obras de arte de forma autônoma, analisando e aprendendo com milhões de obras de arte existentes. Este processo de aprendizado de máquina permite que a IA gere obras de arte únicas e inovadoras.

A tecnologia esteve presente na arte a partir da invenção da fotografia. De lá para cá, o artista usa os recursos tecnológicos em sua poética artística.  Escher e Le Parc que ilustram este artigo, em suas obras, representam  dois momentos na história da arte e destacam a  inquietude do artista em traduzir  o mundo a partir de suas obras e o espírito de curiosidade de inovar e usar dos recursos da contemporaneidade.

Lumière Alternée, do artista franco-argention, Julio Le Parc ilustra nossa matéria e mostra que luzes e efeitos estavam expostos na Bienal da Luz, 2015, em Curitiba.. Era pura arte. Lumiére  Alternée

A instalação fazia fachos de luz incidirem sobre a superfície, alternando o movimento. 

Como você analisa Lucia o futuro da arte com a Inteligência Artificial?

Lucia Helena Fernandes Stall é uma pesquisadora e amante da arte, mas percorreu outro caminho profissional. Formou-se em em Direito na UFPR, hoje advogada acredita que sua profissão também não deixa de ser a arte da defesa dos direitos do homens. ‘Não sou nada.Nunca serei nada.Não posso querer ser nada.À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo”, Fernando Pessoa (A Tabacaria)..

Inteligência Artificial será outra vertente na arte.Mas o mais sério é que IA é mercado, diferente da invenção da fotografia. Mari Weigert

 Mas são os jovens, só jovens mais usando tecnologia. Ir no museu vai ser canseira para eles. Gosto disso, não. Lucia Stall.

Éramos três mosqueteiras atrás de mostras de arte. Eu, Lucia Stall e a  artista Zizi Lans, amiga Suzel. Percorremos algumas bienais em Veneza, mostras relevantes na Europa  e  no Brasil. Depois do percurso sempre um café para  discutir  o que vimos, uma  espécie de momentos atrelados a crítica de arte. Alimentava nossa alma.  

Enfim, este descontraído bate-papo entre eu e a amiga Lucia foi pelo Whatsapp e empolgou as duas sobre o futuro da nova tecnologia que está deixando todo mundo em alerta.

As duas ilustrações de M. C. Escher fascinam pelo papel visionário do artista holandês que gostava de usar técnicas para mostrar uma outra realidade. Ele criou obras no início do século XX, algumas com ilusão de ótica. O Olho- é a foto  manchete é de 1946 e reprodução de próprio olho a partir de um espelho côncavo. Olho Mágico dele, é uma obra instigante que reflete uma caveira na pupila em conexão com o cone, que na foto feita por mim não é possível visualizar.

Vale a pena dar uma olhadinha neste vídeo da DW, Alemã sobre Inteligência Artificial e Arte. Divirtam-se e pensem em uma resposta convincente. Já passei acima a minha….

Chi Siamo

Il sito web Pan-horamarte è nato nel primo decennio del ventunesimo secolo. La prima presenza online risale al 2007 e inizialmente pubblicava solo una tesi su Internet e le arti visive in Paraná, scritta da Mari Weigert, che ne è ancora oggi la direttrice editoriale. Nel corso degli anni ha subito diversi aggiornamenti e modifiche alla linea editoriale, aperta alla pubblicazione di materiale di arte viaggio, cultura, informazione, mostre, curiosità, eventi, nazionali e internazionali, tutto questo e molto altro ancora. Un “portale” attraverso il quale promuovere, comunicare e condividere informazioni e notizie gratuitamente e senza alcuna limitazione all’obiettivo più importante de Il sito dell’arte, che è quello di coltivare il rispetto per la cultura e condividerla sempre perché comprendiamo che la cultura non è esclusiva, è per tutti.

Mari Weigert  è giornalista e direttrice responsabile dal Pan-horamArte. Laureata in Comunicazione Sociale – Giornalismo presso l’Università Federale del Paraná (UFPR), si specializzazita in Storia dell’Arte presso la Scuola di Musica e Belle Arti del Paraná e ha fatto il corso come ascoltante   (un anno) di Critica d’Arte presso l’Università La Sapienza di Roma. Ha lavorato in televisione come giornalista e redattrice, ha lavorato come addetta stampa e ha esperienza nel settore ambientale e culturale come giornalista – per 35 anni nel governo del Paraná. È affascinata dal web e dai suoi successi ed errori, ama viaggiare e ancor di più scrivere dei luoghi che visita, soprattutto di mostre d’arte, biennali e fatti pittoreschi e gli fa come fosse una semplice chiacchierata.

Marcela Weigert è un’artista, illustratrice e la persona che ha creato il logo Pan-horamArte. Laureato in Graphic Design presso l’Università Tecnologica Federale del Paraná (UTFPR), si è specializzazione in Educomunicazione presso l’Università di San Paolo (USP). Crede che sia possibile usare il disegno, con un approccio ludico, per denunciare, criticare e incoraggiare le persone a costruire un mondo migliore. Attraverso colori e linee esprime il suo modo di sentire la vita. Le sue fonti di ispirazione si basano sull’uguaglianza sociale.

Ariane Gomes Genesi è una ingegnere dell Automazione specializzata in Informazione e Technology, con esperienza nel Marketing Digitale. Lavora presso Pan-horamarte come responsabile dell’aspetto tecnologico, della manutenzione e della programmazione visiva del sito. Si muove con disinvoltura sia nell’ambito tecnologico che in quello della comunicazione, senza lasciare da parte la sensibilità e l’intuito femminile come potenti alleati nelle analisi di marketing digitale.

Collaboratori

Os colaboradores do Pan-horamArte são amigos acolhidos com carinho porque todos têm em comum as palavras bem escritas e o amor pela cultura e arte. Transitam com a liberdade de ir e vir e seus escritos são guardados a sete chaves, permanecem para distribuir emoções e a poesia da vida. Por isso, serão sempre bem-vindos aqueles que desejarem escrevinhar, seja sobre literatura e arte e sobre coisas triviais com poéticas.

Colaboratori

 I collaboratori di Pan-horamArte sono amici benvenuti perché hanno tutti in comune le parole ben scritte e l’amore per la cultura e l’arte. Si muovono liberamente per andare e venire e i loro scritti sono tenuti sotto “sete chiave”, dentro del cuore, come dicono i brasiliani. Suoi parole distribuiscono l’emozioni e la poesia della vita. Pertanto, chi vorrà scrivere sarà sempre il benvenuto, sia di letteratura e di arte, sia di cose banali e poetiche.

 

Jaqueline D'Hipolito Dartora

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È laureata in Giornalismo presso l'Università di Santiago de Compostela. Si identifica come scrittrice e "vinalogadora", che più o meno significa "dialogo sui vini". Attualmente si dedica al marketing e alla comunicazione, promuovendo eventi che mettono in relazione e favoriscono il dialogo tra il vino e le arti in generale. Hanno inoltre diversi progetti paralleli legati alle lettere e al mondo del vino.Promuove stili di vita più sostenibili, essendo attivista per l'uso della bicicletta in città e per una vita più sana, più lenta e meditata.Nel tempo libero svolge attività di volontariato in ambito ecologico cantine e (WWOOF) e ha creato il blog Vinálogos.Collabora con alcuni blog, enoteche e scrive racconti, reportage, saggi in inglese, portoghese e spagnolo.

Erol Anar

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Nato a Havza in Turchia, ha studiato Antropologia (per due anni), Storia dell'arte (per due anni) e pittura (per un anno) presso le università di Istanbul, Ankara e Samsun. È stato membro dell'Associazione degli Scrittori Turchi e ha lavorato presso il Centro d'arte contemporanea di Ankara dove ha guidato per 10 anni la lettura delle opere di Dostoevskij e della letteratura universale. Nel corso della sua carriera ha vinto numerosi premi. Ha scritto su diversi giornali, diversi articoli riguardavano l'arte, i diritti umani, la letteratura e la vita quotidiana. Ha anche rilasciato diversi interviste su giornali d'alcuni paesi e ha pubblicato 15 libri in lingua turca. Due di loro sono stati tradotti in portoghese.

Luiz Ernesto Wanke

(1933-2019)
Era uno scrittore, insegnante e cercava il significato dei suoi libri nella ricerca storica. Come scrittore ha pubblicato 38 racconti che restano in Pan-horamArte e tra questi, un'importante ricerca condotta insieme al figlio, Marcos Luiz Wanke, anche lui professore, sull'ingresso dei cinesi in America, nel V secolo d.C., riportata in spicca il libro Brasil Chinês. Ha sempre amato scrivere storie e cronache sui fatti della vita e sulle sue esperienze, inclusa una scoperta scientifica sulla fisica pubblicata su questo sito con il titolo "Il professore afferma che c'è vita oltre la Terra".Luiz Ernesto sta sicuramente realizzando sogni utopici, al di la della vita in altre dimensioni dell'anima.
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Mulheres que detestavam bordar, costurar e fazer crochê

O crochê,costura e o bordado nunca deixaram de estar em evidência e enfeitarem decorações de ambientes, roupas e outros artefatos. Hoje as instalações de arte contemporânea têm criado conceitos incríveis com esses trabalhos manuais.

Mas muitas mulheres no passado detestavam essas atividades domésticas artesanais e não tinham nenhuma habilidade para tais artes. Isso porque elas, ainda meninas, eram obrigadas a aprender já nos primeiros anos de escola a bordar, costurar e fazer crochê com perfeição. 

Minha mãe foi uma dessas mulheres que não se enquadrou no padrão de seu tempo e bordar foi um suplício para ela. Uma toalha de mesa, a da foto, de cachos de uva em rococó, foi o legado que nos deixou de sua rebeldia silenciosa, até discreta.  

 

Essa guirlanda bordada tem muita história enrolada em seus inúmeros rococós e por muitos anos permaneceu inacabada.

Aí que começa nosso “causo”, diga-se de passagem, lembranças  proporcionadas por uma toalha de mesa que dona Odette carregou no seu enxoval de casamento. Não como algo essencial, mas como um objeto esquecido em algum canto da casa que se olhava e não sabia o porquê de estar ali. Até hoje não entendi o apego dela pela toalha que trazia a lembrança de sua incompetência.

Interessante que capturei seu apego pela tal toalha e encarei como um desafio acabar o bordado. Depois de pronta a  afetividade pela tal peça foi transferida para minha filha Paula, que também a usou em sua casa. Mas quando decidiu mudar de cidade se desfez de quase tudo, surgiu a grande dúvida: o que fazer com a toalha…

Uso digno para toalha

Procuramos um uso digno dentro da família e não encontramos entre as netas, filhas ou cunhadas uma mesa da metragem igual da “dita cuja” .

A toalha é quadrada e pequena, de cor bege, com guirlandas de cachos de uvas, bordadas em rococó, nas quatro pontas, entremeadas com folhas do tipo comum, não a de parreira, bordadas em verde estridente no ponto meia e cheio, e finalizada com uma franja de crochê da mesma cor das uvas.O fio vermelho utilizado para bordar as uvas é em cor degradê para dar noção de sombra e luz.

Não podemos dizer que é uma toalha de extremo bom gosto e delicada, embora seja possível admitir que ela é original e faz “vista” quando colocada em uma mesa.

As cores estridentes das uvas e das folhas e o tecido ainda firme nem de longe demonstram que é uma toalha quase centenária ( os produtos de antigamente eram sempre fabricados para chegar perto da eternidade). 

Doar ou não doar, eis a questão! A resposta chegou quase que imediata…

–Nãooo!

Rebeldia

Seria um crime deixar o símbolo da inconsciente rebeldia de minha mãe contra a função que definia a mulher como “rainha do lar” e ser educada para isso, ser relegada à condição de entulho e fora de uso. Pudera, a pobrezinha foi obrigada a bordar a toalha quando tinha 10 anos, como tarefa de uma aula de trabalhos manuais no quarto ano primário – o referente hoje a quarta série do ensino fundamental.

É importante destacar que ela apenas começou o bordado escolar . A toalha encerrou o ano letivo inacabada. Mamãe depois disso nunca mais pegou naquela agulha, provavelmente lembrança torturante para ela.

Bordar com 10 anos de idade

A aborrecida tarefa de bordar perfeitos rococós aos 10 anos idade foi realizada numa guirlanda apenas e alguns cachos da segunda, e só. Foi dessa forma que fui apresentada à toalha, com o bastidor e os fios prontos para serem usados, pois minha mãe, num ataque de insensatez incluiu a toalha no seu enxoval de casamento. Provavelmente , tinha esperança de um dia, talvez, gostar de bordar. “É ponto rococó”, dizia ela com orgulho.

Desta forma, na minha adolescência, quando mamãe começou a tentar me educar para ser a rainha do lar, me deparei com a toalha inacabada, ainda com o bastidor e o fio colorido.Me dava até dó de ver a toalha esquecida dentro do cesto de bordar, sem utilidade.

Bordado perfeito

Vale destacar aqui, que eram poucos cachos de uvas bordados, mas o que estava feito, era perfeito, mais que perfeito, no direito e no avesso. Os bagos de uva pareciam saltar fora da toalha de tanto ponto em rococó.. as bolinhas eram cheias de nozinhos tão apertados um do lado do outro que pareciam uma coisa só. Uma simbiose de fios em alto relevo. Esse era o charme da toalha.

Mamãe não perdia a pose quando falava dela.

– Bah… eu me enjoei de bordar e tinha preguiça. A professora era uma chata ( com certeza deu alguns puxões de orelha nela). Não podia deixar um fio solto por trás que era preciso desmanchar e começar tudo de novo. Calculem que a toalha já estava com uns 40 e poucos anos… Inacabada e ainda na esperança de ser bela e completa.

Já casada, lembrei da velha toalha e senti vontade usar a exótica peça na minha mesa nova. Neste momento, acreditei piamente que poderia me transformar numa mulher cheia de predicados domésticos e bordar os rococós.

Não vai ser fácil”, disse mamãe. “Você não pode deixar espaço entre um rococó e outro. Porém, mais do que rápido empenhou-se na tarefa de me ensinar, entre risadinhas…. Acho que durante todos estes anos ela também alimentou a curiosidade de ver a toalha pronta.

“O ponto se faz com o enrolar do fio na agulha. Tem que ser 10 enroladinhas e depois enfia agulha no tecido,que resulta num nozinho. Assim, de nozinho em nozinho, um pertinho do outro, você preenche o espaço do bago da uva”,explicava ela. Veja bem, recomendava, “ o enroladinho tem que ser bem apertado e os pontos devem grudar um do lado do outro”.

Lá me entreguei ao deleite do bordado, evidentemente, deleite foi só no começo. Imaginem fazer mais de 100 enroladinhos num só bago de uva! A coisa não rende e o trabalho não aparece. Aí, impacientemente, comecei a espaçar os rococós. Minha guirlanda acabou rápido, mas o resultado

Desastre

Que desastre! Nem se compara com os rococós da mamãe. Mas não deu outra, entendi porque minha mãe nunca mais pegou nesse bordado.

É um verdadeiro jogo de paciência. Aí cheguei a conclusão que não era trabalho para qualquer rainha do lar.  É para uma artista verdadeira criar e produzir efeitos com linha colorida.

Prima

Lembrei que minha prima Cleusa Fraxino tem esta habilidade. É uma verdadeira artista no bordado. Assim, para encurtar a história fui pedir socorro a prima e confessar a incompetência artística como bordadeira. Uma falta de jeito que passou de geração a geração.

Aí a toalha ficou pronta. Claro que não ficou nenhuma maravilha em matéria de bordado. Os perfeitos eram os da mamãe. A guirlanda magrinha e indecentes era a bordada por mim. E outros rococós quase parecidos com o da mamãe eram da prima,incluindo o bico de crochê feito pela tia em torno da toalha, mãe habilidosa de minha prima. Prova que certos “dons” passam de mãe para filha.

Moral da história, é um pedaço de tecido trabalhado em bordado, de gosto duvidoso, porém para as mulheres da família diz muito mais: 

Tem vida nas emoções embaraçadas, entremeadas nos rococós.

A senhora que começou esta história fez sua passagem aos 87 anos  e sempre disse a suas filhas: mulher que fica só dentro de casa não é valorizada. Era o brado de revolta dela por uma situação que não conseguiu alcançar, ao menos as filhas não seriam iguais.

Hoje, depois de ter seguido o conselho de mamãe e saído pelo mundo afora realizando tarefas profissionais, conquistando minha independência e sendo valorizada dentro de casa, penso que nem oito e nem 80.

 

A mulher moderna está mais independente e isso faz com que o homem participe mais das atividades domésticas. A arte neste momento coloca em evidência práticas que no passado eram quase que exclusivamente femininas. O texto já foi publicado em 2016 e reformulado agora, considerando que artes manuais como bordado, crochê, costura são maravilhosas habilidades que a arte contemporânea se apropriou para dialogar com observador, expressar identidades e memórias que inserem homenagens às nossas avós e bisavós.

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