MULHERES 3

Burkini ou biquini? Mulheres marroquinas respondem pelo olhar

Nas praias de Fnideq, norte de Marrocos predomina o burkini, versão atual do traje de banho das mulheres islâmicas. Se aparecer de biquini por lá, poderá chamar atenção e atrair olhares de aprovação de algumas mulheres, mas a maioria, sequer terá coragem de te olhar.

Certeza que sentirá  vontade de cobrir rápido o corpo, quando perceber que é o centro das atenções por estar fora do contexto dos costumes locais. Marrocos é um país islâmico e as regras são totalmente diferentes da nossa.

Constrangimento é a palavra certa para definir o que eu e minha filha Marcela sentimos, quando flagramos olhares curiosos em nós, dos marroquinos porque estávamos com o nosso tradicional biquini na praia perto do apartamento que alugamos. A família – nós duas, o marido Gustavo  e as filhas, Helena e Catarina – foi fazer um tour, por uma semana no litoral norte de Marrocos, cuja entrada é por terra, saindo de Lisboa entrando pela Espanha e atravessando de barco o estreito de Gibraltar.

Lépidas, faceiras, assim que chegamos na cidade litorânea de Marrocos, num sol escaldante, vestimos o biquini – Marcela com o biquinininho, e descemos à praia próximo ao apartamento que estávamos instaladas.O susto foi grande, confesso!.

Não lembramos do detalhe da religião, e especificamente aquela praia era só frequentada por marroquinos. Mas o que aconteceu naquele primeiro dia incursão pelas praias serviu como alerta: se você é visitante deve respeitar a cultura local, seus usos e costumes dentro do possível, ou procurar locais mais acessíveis aos costumes estrangeiros. Achamos poucos quilômetros adiante um bar, cujo frequentadores eram europeus, islâmicos, cada um na sua forma de ser. Sem stress. Sem crítica velada pelo olhar!

Essa mulher da foto está com hijab – o lenço que cobre a cabeça e roupas que deixam apenas a mãos e os pés à mostra. Em muitas praias, algumas mulheres islâmica eram radicais. Nem o burkini usavam e entravam no mar com uma quantidade expressiva de pano encobrindo o corpo.

Talvez, deduzi, mulheres que são adeptas  a uma linha mais fundamentalistas do islamismo,  como algumas delas que vestiam-se totalmente de negro. O mais interessante nessa história é que a quantidade de pano envolvendo o corpo, nem de longe retirava delas a alegria de desfrutar um delicioso banho de mar, nas águas cristalinas e turquesas do Mediterrâneo.

Mas o que é um burkini? Com exceção do rosto, dos pés e das mãos, o “burkini” cobre o corpo inteiro, porém é suficientemente leve para as mulheres praticarem natação. A peça é composta por três partes – a capa, o casaco e a calça – e seu nome é a fusão entre as palavras “burca” e “biquíni… Uma definição que para mim é duvidosa. Nem de longe se assemelha a um biquini, porém é uma roupa de poliéster e elastano, seca rápido e muito mais confortável que as roupas femininas islâmicas do dia a dia.

Marrocos é um país, cuja religião, comida, hábitos são  totalmente diferentes do nosso modo de vida ocidental. Um país com belas paisagens, rico em cultura e que vive em aparente tranquilidade sob o comando de um rei de uma dinastia que vem há mais de 600 anos. Durante muito tempo foi protetorado francês e também espanhol.

Num pequeno trecho adiante da praia mais tradicional encontramos um bar com todos os  serviços que tínhamos direito. Menos bebida alcoólica. As mulheres vestiam burkini e até hijab, europeias com biquini e todos convivendo e desfrutando da beleza natural do local. Uma trecho de mar precioso e tudo muito barato.

A criadora do biquíni islâmico é a estilista australiana de origem libanesa Aheda Zanetti. “Eu tive a ideia em 2004, enquanto observava minha sobrinha jogar netbal. Os modelos são os mais variados e coloridos, juntando com a alegria delas desfrutando a água.

Quando a estilista fala em alegria, vale destacar o prazer que as mulheres marroquinas tinham em brincar na água. Observei uma delas na água e a alegria era tal, no mergulho e nas brincadeiras de curtir as delícias de um banho de mar, que pareciam crianças e sem se importar com a panarada que boiava enquanto elas brincavam e riam de uma forma pueril.

A pergunta é Burkini ou Biquini?. 

Na minha opinião cada qual no seu “quadrado”,  principalmente se a decisão de cobrir o corpo seja da mulher e não do homem ou da igreja. Mas cá pra nós, irrita ver os marmanjos de calção, na total liberdade e as mulheres presas a certos preconceitos. 

Daí entendi os olhares quando passei com o meu biquini – estilo senhora e minha filha com o próprio biquininho dela. Uma senhora de mais idade, vestindo seu burkini olhou-me sorrindo carinhosamente como se dissesse pelo brilho do olhar: admiro você pela coragem e determinação!

Sem constrangimento, Marcela de biquini num espaço natural livre totalmente, no qual o criador não estabelece regras e todos são iguais.

Comments are closed.