katya1 (1)

Muita poesia e música com Katya Teixeira e o Dandô em Curitiba

"Canções para atravessar a noite escura" irão embalar a noite curitibana no dia 25 de agosto, pela voz da cantautora Katya Teixeira. Um pocket show idealizado com muito carinho pela artista no acolhedor Hostel da Bebel.

Anote a data na sua agenda e não perca esse encontro maravilhoso com a música que acalentou Katya no período de isolamento social. O álbum é composto por dois cds e um livro, com ilustrações belíssimas assinadas por Nila Poimmé. 

Garanto que Curitiba ganhará mais poética porque conheço a missão do Dandô – Circuito de Música Décio Marques, a maior rede de músicos do Brasil e porque a ideia é agitar o coletivo no Paraná. Para isso foi marcado no dia 24 uma reunião de prosa e sarau.

“O Dandô é uma rede de diversos coletivos, mobilizadores locais, artistas, instituições, produtores culturais e afins. Dentro do seu propósito, também promove integração, democratização, circulação de ideias, pessoas e cultura, colaborando com uma sociedade mais sensível e participativa. Carregamos a missão de contribuir com encontros, trocas e reflexões culturais acerca da música e da arte e saberes em geral.”

 

A ideia de reunir em um álbum musical e literário as ‘Canções para atravessar a noite escura’ nasceu durante o isolamento social provocado pela pandemia. “Foram dias inesperados, onde as palavras não eram suficientes, onde só a arte alcançava”, escreve  Katya em seu livro.  Katya está percorrendo o Brasil e lançando seu álbum musical junto com gente que sabe poetizar a vida e participa do Dandô.

Artistas que amam arte e acreditam que por ela é possível promover a transformação social. Dandô atualmente está ativo em mais de 40 cidades brasileiras e também alcança vários países da América Latina e da Europa. 

“No Brasil uma das maneiras de manter essa rede unida é através de uma circulação de música com e para artistas da rede, em cinco edições anuais em todas as cidades envolvidas. Este ano o Dandô completa 10 anos de atividades e o projeto ganha a chancela de Dandô – Movimento de Artes e Saberes Dércio Marques, uma trama de todas as linguagens presentes no mutirão”

Kátya Teixeira

Cantautora e instrumentista paulistana, pesquisadora da cultura popular brasileira. Com 29 anos de carreira, traz em seu trabalho o resultado de suas andanças pelo Brasil, países Latino-Americanos e Europeus. Tem 8 álbuns e 04 Singles gravados. Teve seus CDs indicados aos Prêmios da Música Brasileira, Profissionais da Música, Grão de Música e Troféu Catavento de Solano Ribeiro – Rádio Cultura/SP.
Assina vários projetos culturais dentre os quais se destaca o premiado Dandô – Circuito de Música Dércio Marques que cria um intercâmbio e circulação de música popular em várias cidades brasileiras, da América Latina e Europa.

Canções na Quarentena – lançamento do livro-cd duplo é o resultado de dois shows – Acalantos e Canções para Despertar – produzidos pela cantautora e multi-instrumentista Kátya Teixeira com a presença fundamental de André Venegas (Barbatuques) no processo de feitio durante o período de Pandemia por coronavírus.
Diante do cenário social, político, humano onde nos deparamos com nossas fragilidades essas canções surgem para nos trazer um calor, um afago, “um carinho no centro da pedra dura”, nos fazendo crer que apesar de tudo amanhece, sempre amanhece.

Canções inéditas de Kátya em parceria com Consuelo de Paula, João Evangelista de Souza, Sérgio Tannus,  Lígia Araújo, Giovanni Guimarães, Luiz Carlos Bahia e revisita algumas músicas da discografia geral de Kátya como Kararaô e Décimas para Violetas e Margaridas, Pega-Pega (Paulo Gomes), Tempo de esperança (Kátya Teixeira e Gildes Bezerra), regravações de músicas do cancioneiro popular como Deusa da lua (Mestra Virgínia – AL) e A rosa também se muda além da bela cantiga em guarani Tangará Mirim (Wanderley Moreira – Mborai Marae).
O livro tem ilustrações da artista visual paulistana Naila Pommé e designer de Kátya Teixeira.

Quando afirmo que essa turma irá poetizar a vida em Curitiba, estou falando sério. Dandô é movido pelo amor a arte e suas ações são desenvolvidas em parceria, como uma rede que todo mundo tece junto.

 “Além de ser uma rede de afetos, sobretudo é de confiança, considerando que as pessoas abrem suas casas para acolher os artistas que estarão se apresentando no local.

“Você não tem ideia de quem é esse outro. Sabe apenas que é um artista.  A pessoa chega na tua casa e você abre a porta  o recebe ou você sai da tua casa e bate lá na fronteira com Uruguai ou outro país, interior do Brasil, cidade grande ou pequena”.  

Para ela isso é utópico, no entanto real, é acima de tudo ter certeza para o cantor que alguém vai recebê-lo e que ele se reconhece nesta pessoa.” Katya Teixeira.

Lançamento do Álbum Canções para atravessar a Noite Escura 

Data: 25/08

Hora: 19h

Local: Hostel da Bebel

Endereço: Rua 24 de maio 1087

Fone: (41) 99957-1547

Matéria relacionada: Dandô sintoniza-se cantadores e tece uma rede poética de afetos

Comments are closed.