pag cabelo voando (1)

‘Canções para atravessar a noite escura’

As 'Canções para atravessar a noite escura' foram selecionadas durante o isolamento social por Katya Teixeira, porém serão sempre bálsamo para aliviar as dores da alma.

O álbum composto por dois cds e um livro é o recente lançamento da cantautora Katya Teixeira, junto com seu companheiro André Venegas. São poesias, textos e ilustrações que acalantam o espírito de quem desfruta dessa maravilha artística. Escutando e lendo vamos poetizando a vida.

 A publicação é uma autêntica  obra de arte, seja pelas ilustrações assinadas por Naila Pommé – imagens sensoriais, encantadas, que refletem o mundo dos sonhos, ou seja pelas músicas que recebem uma interpretação magistral de katya Teixeira.

 A ideia de reunir em um álbum musical e literário as ‘Canções para atravessar a noite escura’ nasceu durante o isolamento social provocado pela pandemia. “Foram dias inesperados, onde as palavras não eram suficientes, onde só a arte alcançava”, escreve  Katya em seu livro.  Mais adiante continua o depoimento, “Nos voltamos ao princípio, o básico, à vida. Respirar, suspirar, inspirar… superar para não pirar!

Então esses acalantos chegam nesse ato da vida pra acarinhar, olhar com afeto, como oração, amuleto de proteção…. de maneira que algo em meio ao escuro seja uma promessa de que vai passar! Que encararmos com coragem e resiliência, as sombras dessa noite vão se dissipar com coragem e resiliência, as sombras dessa noite vão se dissipar com a luz que chega no amanhecer de um novo dia.”

 

Quantas vezes na vida passamos por noites escuras da alma e precisamos de acolhimento, como crianças querendo colo e uma voz suave cantando ao ‘pé do ouvido’ para nos embalar. É cura na certa!

O álbum é composto por 22 músicas criteriosamente selecionadas para embalar nosso espírito e no livro alguns poemas e  letras das músicas ilustradas por Naila.

O álbum 1 inclui nove músicas definidas como acalantos. Vale aqui sentir a primeira No arco da madrugada – Katya Teixeira e Consuelo de Paula. Outra que curto é a conhecida  Paz do meu amor/Prelúdio para ninar gente grande de Luiz Vieira.

Algumas inspiradas em canções indígenas como Toke No Mitã. Segundo relato da cantautora foram momentos de grande sensibilidade, por ocasião, no Dandô, da Vigília pela Vida, pelo qual houve uma profunda conexão como o rezo madrugada adentro na aldeia guarani em Maquiné/RS.

“que o passar dos dias e noites não levem as especialidades da minha alma, a da criança que se encanta, do poeta que se inventa, do artista que se recria, do viajante sempre pronto para partir, do animal que se protege, do santo que abençoa, e do amante que ama sem se importar com a invenção do tempo”.

Theodora Brun-Elizabeth Magalhães.

(…) Toda a ferramenta tem sua função e utilidade e através dessas me chegaram muitas coisas bonitas e fortes. Se antes já nasciam parcerias de música e arte navegando pelos posts de Facebook e Instagram, nesse período pandêmico somamos nossas lutas e tantas outras utopias. E assim entraram na minha vida pessoas incríveis como Silvio Tendler e o povo querido do Estados Gerais da Cultura, Eliene Oliveira com seu CaFézim, Vigilia pela Vida (do Dandô)….

Kararaô ( Katya Teixeira)

Brasil acordai para salvar teu filho, tão pondo fogo em teu berço, tão envenando tuas águas. Foge índio, seringueiro, Kaiapó vai se afogar, Seringueiro vai migrar, E as usinas vão brotar, No coração do Pará. Os donos do poder, não querem nem saber, meu povo tem que crer, que somente nós, podemos defender. Eu quero poder plantar, eu quero poder colher, eu quero poder viver e saber que um dia vai florescer.

A cada virada de página encontramos um pouco de nós, dito e musicado por Katya Teixeira. Entendam que me refiro a quem se sensibiliza ao ponto de emocionar quando escuta uma música, assiste um filme, ou lê um livro, tem sonhos e projetos de vida para se reinventar. 

O álbum 1 reúne nove acalantos,  e no  álbum 2 foram selecionadas 13 músicas para despertar.   Portanto, Canções para atravessar a noite floresceram na pandemia e permanecerão para sempre como uma mensagem de fé e esperança. Katya Teixeira disponibiliza as canções em seu canal no Youtube.  Os interessados no kit, cd/livro podem ser solicitados pelo e-mail: katxereprod@gmail.com ou mais informações pelo site  shoutout

 

Katya Teixeira, cantautora e instrumentista paulistana, pesquisadora da cultura popular brasileira. Com 28 anos de carreira, traz em seu trabalho o resultado de suas andanças pelo Brasil, países latino-americanos e europeus. Assina vários projetos culturais, destacando-se o premiado Dandô- Circuito de Música Dércio Marques que cria um intercâmbio e circulação de música popular.

Naila Pommé é paulistana, artista visual, curadora, produtora cultural e arte educadora. Dentro e fora de seu trabalho, procura formas de fomentar redes de apoio entre mulheres. Na ilustração, brinca as fronteiras entre o sentimento e o concreto. com traço firme, constrói ricas texturas e figuras surrealistas. … 

 

Nas últimas páginas estão os apoiadores, nós do PanHoramArte juntos ao de muitos que deram força ao sonho de Katya. Por isso, a ilustração de Naila expressa verdadeiramente o quanto é importante o movimento coletivo para que haja crescimento. O equilíbrio só acontece quando todos estão juntos e sintonizados na mesma força e ideal.

Sucesso!

Comments are closed.