dsc00435

Água e argila garantem beleza e equilíbrio ao corpo

Que o corpo precisa manter uma temperatura de 37 graus todo mundo sabe. Mas entender o papel da água e da argila como aliados para manter o equilíbrio termostático do corpo humano é outra história que consequentemente garantem a saúde, beleza e rejuvenescimento. Um conhecimento que a equipe da Clínica Naturista Oásis, no Paraná, não ‘abre mão’.

Argila no abdômen durante uma hora produz efeito terapêutico
foto por Mari Weigert

Água e argila atuam como termostato no intricado ecossistema de 100 trilhões de bactérias dentro do abdômen

Quem explica com perfeição a importância desse tratamento para evitar o aquecimento (fermentação exagerada) em que o equilibrado ecossistema abdominal, com suas 100 trilhões de bactérias, que se aquecidas por alimentos ou hábitos de vida errados podem se expandir, é um dos fundadores da Clínica, Elias de Souza, também criador do Instituto Nacional de Naturopatia Aplicada. “Nossa temperatura do corpo não pode variar e tudo isso é processado dentro do nosso laboratório – a barriga”, explica ele. “Se a temperatura aumenta muito o sistema se degrada e as bactérias se multiplicam para se defenderem”.

22-banhovital1
foto via internet retirada do site oitododia.com.br

O banho vital, um dos procedimentos de base na Clínica Oásis, que consiste em colocar o pé na água quente e massagear a barriga com um pano embebido em água fria no sentido horário durante 20 minutos, é o tratamento mais eficaz e indicado para manutenção desse equilíbrio. “As centrais nervosas do abdômen, com a ação da água fria, se comunicam com o cérebro num fluxo de energia tão grande que, por sua vez,  estimula o metabolismo e garante a manutenção da saúde.

escalda-pés. Quatro minutos na água quente e um minuto na água fria.
foto por Mari Weigert. Escalda-pés alternado consiste em manter os pés quatro minutos na água quente e um na água fria.

Os benefícios da água são aplicados pela equipe do Oásis no escalda-pés, banho de imersão, inalação e sauna.

O conjunto de tratamento é reforçado com uma alimentação vegetariana, fitoterapia, massoterapia, fisioterapia e exercícios físicos. Portanto, se propor a fazer um tratamento natural na clínica, que recebe pacientes de todo Brasil, inclusive do exterior, é dar chance ao corpo de permanecer num verdadeiro oásis de bem estar e recolhimento, com terapias sem contra-indicações. A maioria das pessoas que experimentam volta durante esses 36 anos de trabalho em defesa do naturismo.

O PanHoramarte  divulga tal iniciativa por ela ser fundamentada no uso de recursos naturais para cura e no entendimento da vida no universo como arte.

“Admirável é o corpo humano em todas as suas partes desde os vasos mais delgados até os ossos mais volumosos. Mas quanto mais admirável é a perfeita harmonia nas diversas partes do copro, mais facilmente estão sujeitas a se alterarem, de maneira que, deixando de ser o que deveriam, não podem desempenhar perfeitamente as suas funções”. ( Sebastião Kneipp- O meu testamento).

 

 

Comments are closed.