arsham2

Artista daltônico faz primeira mostra em cores com ajuda da tecnologia

O artista Daniel Arsham nasceu daltônico, vive em Nova York, e conquistou fama por usar em sua palheta várias nuances do preto e do branco. Mas com ajuda da tecnologia – óculos que possibilita corrigir o daltonismo – sua maneira de ver o mundo mudou e a partir dessa nova percepção criou a sua primeira exposição com tons brilhantes e com um resultado marcante e diferente.

Óculos especiais

“Usar estes óculos [feitas por EnChroma], eu sou capaz de ver uma ampla gama de cores. O que os óculos fazem é artificialmente ampliar o espectro de cores nos comprimentos de ondas que estão ausentes em mim. Consequentemente, tem impactado as minhas opções para paleta “, disse ele ao The Independent.

Para completar ele disse que não pode garantir se todos os trabalhos dele serão feitos em tons vibrantes, apenas que está expandindo o potencial”.

É difícil imaginar a luta emocional da perda potencial ou diminuição da acuidade visual sobre alguém que olha para as coisas para ganhar a vida. Arsham, no entanto, é inspirado por uma amiga artista que ficou cega após ser atingida por um caminhão quando andava de bicicleta em New York.

Uma boa amiga

“Uma boa amiga minha e alguém que trabalhou no meu estúdio por muitos anos, foi cegada completamente em um acidente há seis anos. Seu nome é Emilie Gossiaux e ela é uma artista.Trabalha no estúdio todos os dias “, diz Arsham.

“Estar perto dela e  ver como ela ordenou a falta de visão em seu trabalho e trouxe maneiras muito interessantes do jeito das coisas e mostrou para mim como a percepção individual realmente pode afetar o modo como vejo o meu trabalho, e arte em geral “.

Como Arsham, Gossiaux usa nova tecnologia para ajudá-la- um dispositivo chamado BrainPort Visão que retransmite a informação visual de uma câmera através de sua língua para os receptores visuais no cérebro. Ela é uma ceramista e escultora maravilhosa, mas recentemente começou a utilizar o dispositivo tecnológico futurista para fazer o que ela fez antes de seu acidente: colocar o lápis no papel.

New York

New York parece ser o lugar apropriado para um artista com deficiência visual. Outro é  Neil Harbisson, cuja dedicação ao uso de um computador que corrige o daltonismo é tal que ele tinha um microchip inserido no seu crânio. Ele tem uma antena curvando-se a partir da base do pescoço sobre a cabeça, terminando em um dispositivo no centro da testa, que atua como um terceiro olho. Ele apelidou o dispositivo de sua “Eyeborg” e refere-se a si mesmo como primeiro artista cyborg do mundo.

Mas, ao contrário dos óculos de Arsham, o “Eyeborg” não dá Harbisson a oportunidade de ver mais cores no mundo em torno dele: ele realmente traduz sons por cores. Então, enquanto ele ainda vê o mundo em tons de cinza, seu terceiro olho usa um programa de computador para transformar o ruído e música em cores, e pode até mesmo ir além dos espectros de cor de olhos humanos que lhe permitam ouvir infravermelho e ultravioleta. Sua tecnologia é o exercício máximo em sinestesia.

Daniel Arsham: Circa 2345 está em Galerie Perrotin, Nova Iorque até 22 de Outubro 

Fonte: The Independent

Comments are closed.