whatsapp-bloccato-in-brasile

Droga ou WhatsApp? Brasil é destaque internacional

O Brasil não sairá tão cedo dos noticiários internacionais. É uma pena que o destaque nos envergonha. A imagem é negativa.

Como se não bastasse a divulgação mundial do comportamento ridículo de nossos políticos que votaram a favor do impeachment e dedicaram o sim, à família, filhos, gatos, periquitos, papagaios e por aí afora, um juiz bloqueia o uso do WhatsApp para buscar provas de bandidagem no seu estado, nesse gigante país.

Uma ferramenta de comunicação utilizada por milhões de brasileiros!

É estapafúrdio um bloqueio nacional a favor de um problema regional. Isso mesmo, a palavra no Aurélio significa esquisito, extravagante. Não há dúvida que é um recurso muito extravagante….

Bem, certamente que todos os bons cidadãos desejam uma solução para o problema do tráfego de drogas. Se a moda pega, com a bandidagem sem limites nesse país verde-amarelo, o WhatsApp ficará mais bloqueado do que funcionando. Lembrem-se que é a segunda vez…

Nesse cenário surrealista, no qual juízes são celebridades e bandidos julgadores, não fomos poupados nem em sites que falam sobre artes.

O site italiano Exibart dedicou algumas linhas para o episódio do WhatsApp.

Aqui vamos nós outra vez. Pela segunda vez, a justiça brasileira é acusada de ‘tapar a boca’ e a comunicação entre cerca de 100 milhões de pessoas. Das 19 horas, da noite passada, tempo italiano, e para os próximos três dias, o gigante de mensagens instantâneas WhatsApp ficará mudo no país latino. A culpa?

Não é de um colaborador da justiça. Já, porque nós saberíamos que o florescente tráfico de droga permanece criptografado, um chat secreto, um dos motivos da pesquisa do juiz Marcel Montalvão, de bloquear o serviço. 
As cinco empresas (TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel) receberam a decisão e anunciaram a sua intenção de respeitá-la, porque caso contrário teriam que pagar uma multa de algo como € 150,000 por dia.

O que é verdade, diga-se, é que uma multa desse montante para uma empresa de telefonia nacional é um pouco ‘como arrepiar um fio do pelo de um gato’, e também é verdade que é impossível acreditar que, por razões de “confidencialidade”, não se pode investigar os registros de telefone de vários tipos.

WhatsApp é uma droga que nós sabemos muito bem, mas para ajudar traficantes de drogas … behh… se faz com muitas outras formas de comunicação, certo? Deve-se dizer, então, que Montalvão é o mesmo juiz que, em março, prendeu o vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan.

Não será qualquer coisa de mais profundo sobre a questão, além do gosto de cortar, seja por pouco a possibilidade de 93% de quem tem uma conexão de comunicar-se pela web no Brasil?

 Senhor Mark Zuckerberg, que tinha comentado a decisão do mês de março com ‘ é um dia triste no Brasil’ , por que não fez algo? Ou 150 mil de multa são muito também para quem tem uma patrimônio declarado de 47,8 milhões de dólares?”

Agora nós brasileiros perguntamos: é para acabar com o tráfico de drogas? Ou para dar uma ideia de poder num país do terceiro mundo…. Na República das Bananas!

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.