IMG_7615

Perugia no roteiro dos jornalistas

Perugia ou Perusia para os povos etruscos, onde se aprende história antiga a cada centímetro de parede que se observa, jornalistas de diversas regiões do mundo estão discutindo a contemporaneidade na era da globalização. É um contraste significativo estar dentro de espaços, na maioria, de construção medieval, respirando história medieval e falando sobre os rumos da comunicação cibernética.

É a internet e seus instrumentos de pesquisa divulgação o principal tema da décima edição #ijf16A expert italiana em Twitter e Periscope inseriu jornalistas interessados nas novidades disponíveis para interagir rápido e melhor no jornalismo de 140 caracteres.

A privacidade e proteção dos dados são as temáticas que fazem parte do cotidiano do jornalista e estão merecendo especial atenção pelo evento. Alessandro Rodolfi, colaborador da cátedra de Informática Jurídica da Universidade de Milão, falou sobre os mais modernos sistemas de proteção na rede, usados por jornais como o de Guardian, Washington Post, e recomendou especial atenção na criação da senha, que deve ser a mais difícil possível, elaborada em letras, números e símbolos.

IMG_7576O advogado italiano, Marcelo Bergonzi Perrone, esclareceu sobre o que é crime ou não no mundo online. Por exemplo, as pessoas podem criar perfis fantasias, mas que não configurem a própria pessoa e sim um personagem fictício. Isso não é crime. No entanto, se ela usar como falsa identidade para esconder sua personalidade e cometer infrações dentro das leis da internet, é considerado crime.

Em resumo, são mais de 200 oficinas, palestras e workshops para os jornalistas interessados, que ao mesmo se têm a oportunidade de aproveitar uma cidade que reúne registros históricos antes de Cristo e da Idade Média. Fontana Maggiore, Palazzo dei Priori, Catedral de San Domenico, entre outros. O Festival está sendo realizado em espaços distribuídos dentro do centro histórico de Perugia.

 

 

Comments are closed.