istanbul(4)

Feira de Arte de Istambul é adiada por medo

Os atentatos terroristas que espalham pânico, morte e tristeza  nas populações atingidas, além de prejudicar o fluxo de pessoas em cidades potencialmente turísticas situadas em países próximos às zonas de conflito, inibem e intimidam também a arte.  A bela e lendária Istambul, que já é uma obra de arte a céu aberto, com o seu Museu de Santa Sofia, Mesquita Azul, entre outros, não sediará  a famosa feira Art Internacional, edição 2016.
A notícia segundo matéria publicada no Exibart é fresquíssima e foi publicada no The Art Newspaper. 
A edição de 2016 da Art International, uma feira que reúne galeristas e artistas internacionais em Istambul foi adiada. A decisão foi anunciada pelo o co-fundador  da Sandy Angus, o empresário Angus Montgomery. A Sandy Angus é uma empresa de eventos que tem sede em Londres, que coordena outros eventos internacionais como Angus La Affordable Art Fair di Hong Kong, e o Surface Design Show de Londres. ‘ A feira fará uma pausa até que sejamos capazes de unir algo que todas as partes interessadas e os acionistas possam se orgulhar de fazer parte, definitivamente haverá uma re-chamada no próximo ano e estamos determinados a manter a alta qualidade’.
 
Naturalmente a segurança é o problema principal. O medo por atentados afastou muitos dos expositores que seguiram fielmente a feira desde a primeira edição de 2013. Continua Angus: ‘As pessoas titubeiam quando se fala em viajar para Turquia neste momento. Os números de turistas diminuíram drasticamente. Algumas galerias, em particular, preferiram fazer uma pausa e depois analisar o que acontece. Dessa forma, a empresa decidiu dar ouvidos aos clientes, mas estaremos no próximo ano mais forte do que nunca’.
 
O anúncio foi feito logo depois do fechamento da semana de arte em Bruxelas, em que seus organizadores não cederam ao medo. Aliás, a semana confirmou sua ascensão na arte contemporânea.”
A feira seria realizada no outono europeu, de 23 a 25 de setembro, no Haliç Center Congress, nas margens do Golden Horn. A edição do ano passado incluiu 87 galerias de 27 países. A empresa organizadora garante que não é somente o medo a causa do cancelamento esse ano, justificativa difícil de engolir depois do ataque de um carro-bomba, em março, por um grupo curdo militante, em Ancara.

Comments are closed.