IMG_6663

Ouro cintila de novo na sede da Secessão em Viena

Os austríacos decidiram restaurar o brilho da “Belle Époque” e devolver à cúpula da sede do movimento da Secessão em Viena o dourado que cintilou no passado.

IMG_6659 IMG_6661

Quem passa pela Friedrichstrasse 12, mal percebe aquele edifício quadrado, com uma bola feita de folhas douradas que cobre parte do telhado, sendo quase esmagado em meio ao tráfego intenso da grande avenida e ainda cheio de tapumes e rede de proteção demonstrando reformas.

Pequena ficou em tamanho diante do crescimento urbano da capital austríaca, o que já foi grandioso no passado( 1897-1920) pela memória que está impregnada nas suas paredes de linhas retas ( projeto assinado Joseph Maria Olbrich/ 1897) e a frase que estimulou  o sentimento de artistas intelectuais pelo novo. Representou o “zeitgeist”( o espírito do tempo).

Pallade Atena

IMG_6176

Certamente por isso que o povo austríaco decidiu devolver a beleza arquitetônica do passado ao espaço físico que confere à antiga sede da Secessão, fazendo doações em dinheiro, de pequenas a grandes somas, para financiar a restauração da construção que tinha como ideal  o Gesamstkunsvert – a obra de arte total. O símbolo do secessionismo vienense é Pallade Atena, nome muito difundido na mitologia grega para criar ambiguidade, difícil de discernir.

Confesso que não esperava visitar Viena este ano. Foi uma decisão de última hora rever o país dos meus ancestrais. Na verdade, o que me estimulou foi a mostra multimídia sobre Gustav Klimt que vi em Roma. Mas ao me deparar com a sede fiquei até um pouco decepcionada, talvez, por perceber a ânsia de um grupo de artistas sensíveis aos acontecimentos históricos, sobretudo guerras e problemas sociais.

À arte a sua liberdade

IMG_6170

A aspiração dos 18 artistas que criaram a Secessão vienense era colocar em cena a obra de arte total, que envolvia moda, arquitetura, jóias, design e objetos. O movimento propunha um novo estilo para o cotidiano,uma reconstrução estilística do universo. “A cada época sua arte, à arte sua liberdade.”

Talvez porque me dei conta que a modernidade urbana esmagou significado da Secessão no que se refere a interferência do espaço físico na paisagem. Mas nada elimina a grandiosidade das ideias que abriga o local.

Freud

Elas permanecem no tempo para lembrar que foi exatamente entre 1895 a 1900, que não somente Klimt e seus amigos artistas estavam engajados em uma nova visão de mundo, mas Sigmund Freud trabalhava na interpretação dos sonhos e da mente humana na sua solidão de pesquisador.

Se você turista chegar lá, vai se deparar com um edifício de linhas retas cheio de tapumes, salvo o dourado da cúpula dedicada ao deus grego Apolo que se destaca e que denuncia, apesar da proposta de mudança na mente dos artistas e intelectuais da época, um quesito do brilho, do divertimento, que representou a cultura da Belle Epoque.

IMG_6099

Tudo quase aconteceu junto entre o final do século XIX e início do século XX. A Secessão, o impressionismo, o surrealismo foram movimentos artísticos decorrentes de um tempo em que as ideias borbulhavam como água fervendo numa chaleira. Um momento de explosão criativa”

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *