ng7987011

Descoberto desenho raro de Leonardo da Vinci avaliado por 15 milhões de euros

Agitação no mercado de artes europeu com a descoberta de um autêntico desenho de Leonardo da Vinci.

A obra foi definida como rara pelo Metropolitan Museum of Art, em Nova York. O desenho que mede 19 por 13 centímetros retrata São Sebastião e foi avaliado por 15 milhões de euros.

ng7987012

O trabalho é parte de uma coleção de 14 desenhos que um médico aposentado levou a Thaddée Prate, ao especialista o Old Master da casa de leilões. Trata-se da figura de São Sebastião amarrado a um tronco de árvore e no verso estão os estudos óticos de luz e sombra e texto feito pelo mestre Da Vinci.

A descoberta ocorreu em março quando o médico, que vive no interior de França, levou uma pasta com 14 desenhos que tinham sido recolhidos pelo pai bibliófilo, à leiloeira parisiense Tajan para serem avaliados. O proprietário não sabia que tinha tal obra em sua posse e preferiu manter o anonimato.

Thaddée Prate, diretor do departamento de desenhos antigos da casa Tajan, contou ao “New York Times” que quando viu o desenho sentiu que era uma imagem interessante, que iria exigir mais trabalho.

ng7986999Para que fosse oficial era necessário um terceiro parecer, com precisão de uma especialista em Leonardo, Carmem c. Bambach, curadora dos setores de desenhos italianos e espanhóis do museu novaiorquino. Para confirmar a paternidade bastou um olhar. Se calcula que o desenho foi criado entre 1482 a 1485, enquanto da Vinci estava em Milão e pinta a sua primeira versão da Virgem das Rochas.

De acordo com o “New York Times”, o governo francês pode impedir a exportação do desenho se o declarar como tesouro nacional. Caso isso aconteça, o governo terá 30 meses para oferecer um valor de mercado justo, que neste caso é de cerca de 14,9 milhões de euros, pela obra.

Fonte:The Artnewspaper e JN

 

Comments are closed.