images

O mundo que Greenpeace quis mudar está pior

O documentário “How to change the world” ( Como mudar o mundo), que encerrou o Festival Internacional de Jornalismo, em Perugia, conta a história do maior movimento ambientalista do planeta.  A narração é intensa e revela paixão de um grupo de jovens ativista que lutam por ideal puro, romântico, acreditando que o mundo poderia melhorar.

O homem não aprendeu a lição

Sem desmerecer o fantástico trabalho que a organização está prestando à humanidade, apenas pontuar que o homem não aprendeu a lição. Continua ganancioso e destruindo cada vez mais a sua casa.

Hoje o mundo está pior, sim, é possível afirmar sem a preocupação de errar na análise.

Os mares têm tanto plástico que já existem ilhas no Pacífico compostas de lixo descartáveis. As baleias e as focas que foram as lutas iniciais da organização não estão mais sendo caçadas indiscriminadamente, mas correm o risco de morrer do mesmo jeito por ingerir material tóxico.

Nicolo’Carmineo nesse vídeo fala sobre o que está acontecendo no mar pelos excessos do mundo moderno.

Em Gana, o problema social é grave e um dos principais problemas é gerado por lixo tecnológico, telefones celulares, computadores vendidos pelos países desenvolvidos para os africanos.

A direção do Greenpeace já não é a mesma que começou em 1971. Houve desavenças e o grupo se dividiu. Robert Hunter saiu primeiro e faleceu de câncer em 2005, talvez por desilusão de ver que seu sonho tornou-se romântico diante do quadro atual em que se encontra o planeta.

Se o Greenpeace tem como meta ainda mudar o mundo precisa investir todos os seus esforços e dinheiro numa mudança radical da humanidade em hábitos e comportamento de consumo, sobretudo por eles mesmo que vivem nos países mais desenvolvidos, que são os maiores poluidores. Será possível ganhar essa guerra contra o capitalismo selvagem?

 

 

Comments are closed.