Peru, autor desconhecido feito em madeira e barro.

Arte do presépio no imaginário das pessoas

Quando uma menininha de 3 anos pede para que conte a história do menino Jesus e aí  você para e pensa, o que eu faço? Tento criar uma fábula ou faço um discurso religioso. Optei pelos dois de um jeito muito especial e criativo. Contei uma história sobre a família com a estrutura da história bíblica e falei sobre o amor e solidariedade.

famosos presépios alemães de hélice

Nesse momento lúdico lembrei da importância e atração que o Presépio exerce na criatividade de artistas tanto em telas famosas como de Giotto, Fra Angelico, entre outros, como os näifs que se encantaram e envolveram-se na história do nascimento de Cristo. Lembrei também do Museu do Presépio que visitei em Évora, Portugal. Uma coleção incrível!

A coleção Canha da Silva conta com 472 presépios de proveniência europeia e alguns poucos das Américas. As mais ternas, exóticas e originais montagens artísticas que representam a Natividad. Conta a história que o costume de criar essa cena começou com São Francisco, em 1223, e depois foi difundida pela ordens religiosas.

O caráter universal apoia-se na tradição iconográfica da Sagrada Família, onde são habituais a presença do burro, da vaca, da estrela que guiou os pastores e os reis magos a Belém e de anjos. Neste conjunto de personagens cada cultura coloca sua afetividade, seus costumes e cores. Enfim as diversas identidades regionais unidas a espiritualidade que se misturam entre o profano e o sagrado, com boas doses de fantasia.

 

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *