IMG_8888

Tecnologia e arte em ‘Acordo Global’

A tecnologia cada vez mais faz da arte uma mistura de prazer e pensamento crítico. ‘Global Agreement”(Acordo Global), do artista francês Neil Beloufa, trata da interferência das mídias sociais na vida moderna. A instalação,  que se encontra exposta na Bienal de Veneza, consiste em uma série de entrevistas em vídeo via Skype com jovens soldados – homens e mulheres – de diferentes países.  Beloufa instalou um conjunto de dispositivos de treinamento semelhantes as encontradas em academias que funcionam como estações de visualização de uma série de vídeos.

As estruturas são rígidas e ao mesmo tempo atraem o observador que se interessa em assistir aos vídeos. Para assistir é necessário sentar-se em almofadas e encostar a cabeça no dispositivo, aquele que mais parece um aparelho para exame oftalmológico, e uma vez em posição, com movimentos restritos e de certa forma numa posição desconfortável, o espectador confronta-se com rostos pré-gravados exibidos no estilo de bate-papos em vídeos para dispositivos móveis.

A instalação “Acordo Global” é uma alegoria do ambiente virtual. A interessante posição desconfortável que o artista coloca o espectador para participar do ‘pseudo’ bate-papo com o entrevistado no vídeo,  é  irreverente. Nos faz sentir parte da obra, com a sensação do entrevistado estar falando com você, quando na realidade a conversa foi elaborada e idealizada entre o artista e os entrevistados.

Talvez você viva mesmo em tempos interessantes!

 

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *