4rer

Reflexões sobre a Sociedade do Futuro

Os filmes de ficção científica apresentam a sociedade do futuro de forma negativa, por exemplo, tem fogo nas ruas, ferros retorcidos, pessoas com roupas velhas e miseráveis, tem guerras contra as máquinas, aliens e robôs. E há um único ditador no comando de todos na Terra. O filme Matrix tinha uma mensagem filosófica diferente, mas tem o mesmo tema. No filme, humanos estão em guerra contra as máquinas que têm aparência de humanos, mas não são.

Se nós pensarmos numa referência real sobre o que poderá acontecer no futuro: aquecimento global, a água terá mais valor do que o petróleo, as guerras acontecerão mais por causa da água, a diferença entre os pobres e os ricos será ainda maior que atualmente, etc. Como será uma sociedade vivendo à sombra desses problemas?

O filósofo francês Michel Foucault afirmou que: ‘‘o sistema envolve as pessoas num tipo invisível de formol que as torna moldáveis, o sistema faz isso e organiza a sociedade dessa forma’’. Segundo Foucault, os computadores são parte do sistema de inspeção, como a supervisão das torres num presídio, e ele diz que os computadores existem porque ajudam o sistema a manter sua força.

Computadores e a internet foram a melhor descoberta do século e se usados corretamente abrem muitas oportunidades para as pessoas.

Entretanto, os mesmos impressionaram tanto a sociedade e tão rapidamente, por exemplo, os relacionamentos tornaram-se piores com a influência da internet, as pessoas só fazem chat e esqueceram do relacionamento social com todos, mesmo aqueles que não se encontram no mundo virtual. As tradicionais formas de atitude estão mudando, por exemplo, um website na Inglaterra serve 24 horas as pessoas, possibilitando até mesmo visita virtual ao cemitério.

A internet hoje tem milhares de páginas de conhecimentos diversos, mas como uma lixeira de conhecimento.

O que as pessoas fazem na internet geralmente: chat, visitam site de esportes, pornôs e jogos de aposta, a maioria apenas faz isso, segundo pesquisas. Então, se essas pessoas não utilizam os sites de conhecimento, o que é importante? Mas se alguém se propõe a utilizar a internet para ampliar seus conhecimentos, terá que fazer bastante esforço porque serão milhõe de páginas sobre um único assunto.

Alvin Toffler disse que no futuro, o conceito analfabeto não será para quem desconhece as letras e a escrita, mas sim para aqueles que não sabem orientar suas pesquisas na internet.

Existem 8 bilhões de páginas apenas no site de busca ‘‘google’’ e a cada dia aparecem mais novas páginas ainda, ninguém pode escapar do ‘‘google’’. Esse website google vai ser a nova torre vigia para supervisão na nova era. O sistema também pode utilizar o google e outras ferramentas para pesquisar a vida íntima das pessoas! As vidas privadas no futuro serão extintas como no filme Matrix!

Comments are closed.