IMG_6608

Tecnologia avançada constrói poética espiritual que se transfigura na Catedral de Curitiba

IMG_6605

 Bill Viola expôs no sagrado para compor um ambiente espiritual.

As obras de Bill Viola são apresentadas sempre dentro de uma igreja ou espaços sagrados para envolver o público num ambiente espiritual. Na Bienal Internacional de Curitiba o artista fez a simbiose perfeita. Instalou o videoarte “Três Mulheres”, da série “Transfigurações”, a um discreto espaço lateral, acima da nave principal da Catedral de Curitiba.

Assim chamada a Basílica Menor Nossa Senhora da Luz, igreja principal da capital paranaense, que abriu suas portas pela primeira vez para uma mostra de arte.

 

IMG_6594

Para encontrar a obra na Catedral Metropolitana Curitiba precisa seguir o caminho da fé, inevitavelmente,  entremeando os bancos e os pequenos altares. Um trocadilho. Talvez. A impressão que se tem, é que houve um equívoco e não existe nenhuma obra ali.

IMG_6593

Mas vale seguir na busca e experimentar a sensação: sentir-se acolhido pela beleza sacra da basílica curitibana. Basta voltar-se para o lado direito de quem entra, deparar-se com fiéis em prece diante da imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.  Outros diante de Jesus crucifixado, alheios a tudo, apenas absortos em sua devoção.

 

 

IMG_6648

Ao lado do crucifixo tem uma discreta porta, assim como é discreta a indicação da Bienal. Esse é o espaço que dará acesso a uma escada antiga, em caracol, iluminada por um belo vitral. No enrolar dos degraus será possível chegar à sala expositiva totalmente na penumbra. Lá, nesse local, está sendo projetado ininterruptamente o videoarte.IMG_6599

IMG_6647

IMG_6636IMG_6608IMG_6611

As três mulheres de Bill Viola envolvem o visitante num ir e vir que se alternam nos corpos. Primeiro em nebulosidade, densidade, depois à luz e a cor.

Mistérios da vida e da morte

É um magnífico trabalho, de grande sensibilidade e conteúdo espiritual aliado à avançada tecnologia. É a poética artística tentando traduzir, com imagem, com ferramentas contemporâneas, os mistérios da vida e da morte, uma das mais antigas indagações do homem.

ImgBlog_406

“É uma linha sutil aquela entre a vida e a morte. Nenhum de nós quer pensar o quanto é frágil a nossa existência, mas para mim a beleza do universo nasce dessa fragilidade”, disse o artista em uma entrevista à RAI italiana .

“A era digital será oprimida como aconteceu com a revolução industrial. O papel do artista será sempre mais importante. O nosso ponto de vista deverá ser o de comunicar conhecimento e compaixão. Se não, andaremos ao encontro de uma revolução vazia”.

IMG_6633

O videoarte “Três Mulheres”faz parte da série denominada “Transfigurações”, o mesmo sentido dos textos sagrados do cristianismo Transfiguração de Jesus.

As imagens são em preto e branco quando mostram os corpos em nebulosidade, que depois com o fogo e a água se transmutam em luz. O vídeo magnetiza o espectador que não se satisfaz em assistir apenas uma vez. É preciso mais e mais para encerrar a comunhão entre o desejo do artista e a emoção do observador.

 

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *