lacma-di caprio(1)

Leonardo Di Caprio poderá doar obra de arte sobre meio ambiente ao LACMA

O ator e astro Leonardo Di Caprio poderá doar a Solar Reserve (Tonopah, Nevada), uma instalação monumental feita por John Gerrard, para o Los Angeles County Museum of Art (LACMA), de acordo com o Art Newspaper.

PanHoramarte divulga o fato e destaca a iniciativa, sobretudo por ser uma obra que exalta a questão ambiental e promove causas em prol do equilíbrio e a qualidade de vida do planeta.

John Garred

John Garred  é um artista irlandês, que cresceu no campo, fora de Dublin. Em suas obras usa sofisticadas técnicas de multimídias, software e tecnologias de vanguarda e em uma dicotomia, provoca por elas reflexões sobre a poética da natureza.

2014-09-05-John-Gerrard-Solar-Reserve-Tonopah-Nevada-Lincoln-Center-e1433887315828
Artist research material for John Gerrard Solar’s Reserve Tonopah, Nevada) (2014). Photo: SolarReserve. Foto internet do site artnet.news

“A instalação é uma paisagem simulada que mostra imagens geradas de um computador em uma torre solar termodinâmica em Nevada. A obra visa aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas com a paisagem representada. Dez mil espelhos são empregados em torno da “torre de energia solar térmica”  e traçam as órbitas do sol e da lua.

Neste trabalho monumental, Gerard usou a tecnologia 3D para simular o site em Nevada até ao mais ínfimo detalhe (ver Vista Chilling de John Gerrard de Calor Solar).

O artista criou cinco edições da obra, bem como duas provas do artista. Solar Reserve for para Lincoln Center em 2014, em Nova York, em associação com o Fundo de Arte Pública, e foi mostrado na Basileia, na Suíça, em junh, graças ao galerista de  Londres Thomas Dane. 

Leonardo_DiCaprio_2014

DiCaprio tem uma longa história com LACMA, que  co-organizou  a gala anual de cinema durante os últimos quatro anos. Ele também tem sido um defensor de longa data para estimular a conscientização sobre alterações climáticas e fundou a Fundação Leonardo DiCaprio em 1998 para arrecadar fundos às questões ambientais.

O herói do Titanic já havia coletado, por intermédio de sua fundação, obras dos artistas Walton Ford, Sterling Ruby e Mark Grotjahn em 2013 para financiar atividades. As obras foram colocados em leilão pela Christie’s e as arrecadações alcançaram quase US $ 40 milhões”.

Publicação original no artnetnews e exibart

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *