Antônio Nóbrega e sua arrebatadora música e dança

o sonho
O Sonho
25 de abril de 2018
As Rosas. 1925 - 1926. Claude Monet
Monet sempre marca presença nas primaveras européias
5 de maio de 2018

Antônio Nóbrega e sua arrebatadora música e dança

28316203962_9f61e77d88_k

 “Esses cantos, esses toques e essas danças são as pedras do meu céu e as estrelas do meu chão. Com eles, soletro, penso e disperso meu sonho humano. Com eles aprendi amar meu país e seu povo”. Eles são o meu Lunário Perpétuo.”

A homenagem do PanHoramarte ao talento insuperável de Anônio Nóbrega, no dia do seu aniversário. Um artista completo na sua arte que espalha as raízes brasileiras em prosa, verso,canto e dança pelo mundo.

Arrebatadora música

Arrebatadora  é a pessoa de Antonio Nóbrega, sim, Ariano Suassuna, como de fato disse e imortalizou a frase sobre o talento de seu amigo. Aos simples mortais cabe apenas se  deixar levar pelo prazer intenso que  proporciona os espetáculos criados por este pernambucano que já cantou e dançou descalço para quase meio mundo.

Uma arte que mostra os ritmos e a cultura das raízes populares do Brasil e quão comovente e pura é a essência original deste povo.

destaque_musica_lua

Foto internet. Site Antonio Nóbrega

destaque_danca_naturalmente

Foto Internet. Site Antonio Nóbrega

Um homem de corpo miúdo, mas que se torna gigante no palco.

Encanta o público, mesmo num visual quase único – chapéu de coco, pés descalços, vestes simples e um violino ao lado do corpo, ou violão.Vale a pena acompanhar o trabalho deste artista mesmo que seja em vídeos, ou acompanhar as apresentações de seus próximos espetáculos pelo seu site Antonio Nóbrega.

destaque_danca_figural

Foto Internet Site Antonio Nóbrega

É violinista desde criança.

Entre 1968 e 1970, já participava da Orquestra de Câmara da Paraíba e da Orquestra Sinfônica do Recife. Em 1971, foi convidado por Ariano Suassuna a integrar o Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares.

Mais informações sobre o seu trabalho, sobre a Companhia Antonio Nóbrega de Dança, funcionando em São Paulo, no Instituto Brincante, são encontradas em seu siteE mais ainda, se quiser conhecer um pouco daquilo que é Antonio Nóbrega, entre em seu blog e veja suas ideias sobre a vida.

“De minha parte, eu ao longo deste últimos 30 anos, aprendi toques, instrumentais, cantos, loas, danças, com os brincantes, com os tocadores de alfaias, com os cantadores e emboladores e fui recriando isto em vários e vários espetáculos.

Por certo, é fechar com chave de ouro este pequeno escrito, sem pretensões, seja a de mostrar e pontuar aqui os talentos genuínos que se tramam na diversidade brasileira. Precisa escrever mais?

Viva a internet e o youtube que não dão a oportunidade de apreciar um trabalho extraordinário como é desse brasileiro!

Comentários Facebook

comentarios

Mari Weigert
Mari Weigert
Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma. Acredita nas palavras bem ditas ou 'benditas', ou seja, bem escritas, que educam, que seduzem pelos significados, pela emoção ao informar sobre a arte da vida que se manifesta nas relações afetivas, na criação artística, nos lugares, na natureza e na energia do Universo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *