28316203962_9f61e77d88_k

Antônio Nóbrega e sua arrebatadora música e dança

 “Esses cantos, esses toques e essas danças são as pedras do meu céu e as estrelas do meu chão. Com eles, soletro, penso e disperso meu sonho humano. Com eles aprendi amar meu país e seu povo”. Eles são o meu Lunário Perpétuo.”

A homenagem do PanHoramarte ao talento insuperável de Anônio Nóbrega, no dia do seu aniversário. Um artista completo na sua arte que espalha as raízes brasileiras em prosa, verso,canto e dança pelo mundo.

Arrebatadora música

Arrebatadora  é a pessoa de Antonio Nóbrega, sim, Ariano Suassuna, como de fato disse e imortalizou a frase sobre o talento de seu amigo. Aos simples mortais cabe apenas se  deixar levar pelo prazer intenso que  proporciona os espetáculos criados por este pernambucano que já cantou e dançou descalço para quase meio mundo.

Uma arte que mostra os ritmos e a cultura das raízes populares do Brasil e quão comovente e pura é a essência original deste povo.

destaque_musica_lua
Foto internet. Site Antonio Nóbrega
destaque_danca_naturalmente
Foto Internet. Site Antonio Nóbrega
Um homem de corpo miúdo, mas que se torna gigante no palco.

Encanta o público, mesmo num visual quase único – chapéu de coco, pés descalços, vestes simples e um violino ao lado do corpo, ou violão.Vale a pena acompanhar o trabalho deste artista mesmo que seja em vídeos, ou acompanhar as apresentações de seus próximos espetáculos pelo seu site Antonio Nóbrega.

destaque_danca_figural
Foto Internet Site Antonio Nóbrega
É violinista desde criança.

Entre 1968 e 1970, já participava da Orquestra de Câmara da Paraíba e da Orquestra Sinfônica do Recife. Em 1971, foi convidado por Ariano Suassuna a integrar o Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares.

Mais informações sobre o seu trabalho, sobre a Companhia Antonio Nóbrega de Dança, funcionando em São Paulo, no Instituto Brincante, são encontradas em seu siteE mais ainda, se quiser conhecer um pouco daquilo que é Antonio Nóbrega, entre em seu blog e veja suas ideias sobre a vida.

“De minha parte, eu ao longo deste últimos 30 anos, aprendi toques, instrumentais, cantos, loas, danças, com os brincantes, com os tocadores de alfaias, com os cantadores e emboladores e fui recriando isto em vários e vários espetáculos.

Por certo, é fechar com chave de ouro este pequeno escrito, sem pretensões, seja a de mostrar e pontuar aqui os talentos genuínos que se tramam na diversidade brasileira. Precisa escrever mais?

Viva a internet e o youtube que não dão a oportunidade de apreciar um trabalho extraordinário como é desse brasileiro!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *