IMG_3157

Em nome da liberdade se aprisiona Queermuseu

Vocês sabem o que é Queer? Talvez nunca irão saber porque um movimento brasileiro que levanta a bandeira por um país livre, justamente em nome da liberdade limita a arte, coloca estereótipos e a aprisiona. Estamos falando do fechamento por parte do Santander, da mostra Queermuseudepois de uma série de protestos por parte do MBL (Movimento Brasil Livre).

Nesse grande equívoco o que está em jogo não é a moral e os bons costumes de uma sociedade hipócrita, sim, o poder econômico e manifestações políticas.

O que é Queer?
Bathing 1911 Duncan Grant 1885-1978 Purchased 1931 http://www.tate.org.uk/art/work/N04567
Bathing 1911 Duncan Grant 1885-1978 Purchased 1931 http://www.tate.org.uk/art/work/N04567
O significado literal é “estranho, curioso”. Em abril de 2017, o Tate Britain, em Londres, abriu uma impressionante exposição que chamou de Queer British Art, e explica o por quê dela.
gluck2_1
Como muitos museus e galerias da Grã-Bretanha, o Tate também quis comemorar o 50º aniversário da criação da Lei de Ofensas Sexuais, a legislação que despenaliza parcialmente  o homossexualismo masculino na Inglaterra e no País de Gales.
Sappho and Erinna in a Garden at Mytilene 1864 Simeon Solomon 1840-1905 Purchased 1980 http://www.tate.org.uk/art/work/T03063
Sappho and Erinna in a Garden at Mytilene 1864 Simeon Solomon 1840-1905 Purchased 1980 http://www.tate.org.uk/art/work/T03063

A mostra faz uma abordagem histórica, educacional e abrangente e também apresenta um rico repertório de obras de vários gêneros, das ilustrações de Aureu Beardsley, ao drama de Oscar Wilde(1983), Salomé, a poderosa imagem pop dos anos 60 de David Hockney.

 O termo Queer responde à necessidade de escapar de todos os rótulos que, tendencialmente, ou por provocação e ofensivamente, foram utilizados ao longo dos anos para identificar gêneros e identidades que por natureza não se enquadram em uma categoria, mas que, pelo contrário, rejeitam qualquer aspecto do conformismo. (fonte Exibart).
 
Além do Exibart, alguns sites especializados comentaram a atitude arbitrária do Banco Santander e de alguns segmentos da sociedade brasileira. Hyperallergic, The Guardian, entre outros.
Inquisição

A inquisição ressurge no século XXI, com toda a força no Brasil, desta vez a caça tem como alvo o artista.

A arte é testemunho da história e o reflexo da realidade. Independente de partidos ou corrente religiosa, a arte é a manifestação mais sensível do homem. Representa a sua percepção diante do mundo.

É muito triste isso acontecer de forma tão reacionária.

As pessoas têm o direito de não gostar e criticar obras de arte. As pessoas não são obrigadas a apoiar mostras ou eventos artísticos que não correspondem seus aos padrões morais, culturais ou que fogem do conceito de como definem o belo, mas proibir ou coibir a manifestação da poética artística não é só reacionário. É perigoso!

É autoritarismo!

Em todos esses anos de convivência com o mundo da arte, nas diversas viagens pelo mundo afora visitando museus, minha experiência na área de cultura no governo do Paraná, meus estudos na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na Università della Sapienza em Roma, me preocupa uma atitude como essa.

Nesse giro convivendo com a arte contemporânea já vi obras, cujo conceito abordavam temas polêmicos e com imagens muito fortes ou até iguais aos expostos na Queermuseu, nas inúmeras bienais e em anos consecutivos que visitei, São Paulo, Veneza, Curitiba.

IMG_3157Fosse por isso, num momento como esse no Brasil, o pavilhão da Rússia, por exemplo, seria fechado na Bienal de Veneza por agredir a imagem de Cristo.

Jonathas Andrade, na Bienal de São Paulo, 2016, não poderia expor sua obra, um vídeo instalação, O Peixe, pelo olhar de algumas pessoas fere princípios ambientais. A obra faz uma relação entre o algoz e a vítima. Ele acaricia o peixe até o seu último suspiro depois que é capturado.

O vídeo foi mostrado em minha página no Youtube e uma americana insistentemente registrou sua indignação. Ela não aceitava a divulgação e em tom ameaçador disse que não era arte, mas um abuso. Bem, a liberdade de se expressar era dela.

Enfim, não retirei o vídeo da minha página.

Muitas vezes o belo, que não é o bonito, não é igual para todos.

Bonito pode ser aquele quadro que compõe uma saleta de café própria para reunir amigas é falar sobre amenidades. Mas beleza é algo mais intenso.

 “A beleza vem da emoção que temos diante de uma obra de arte quando percebemos o que o artista tenta transmitir. A beleza vem também da sensação de conseguirmos ver o mundo da maneira que pensamos ter sido a intenção do artista”. Cristina Costa.

 

 

 

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *