Berlim - Franzie e eu

Erasmus 10 anos depois

Mexico

Seria complicado escrever sobre uma viagem que ainda não terminei. Mas gostaria de relatar a experiência de como é reencontrar amigos Erasmus depois de 10 anos do nosso primeiro encontro.

Para quem não sabe, Erasmus é um programa de intercambio na Europa entre universidades, que permite que alunos de diferentes universidades europeias cursem um ano de estudos em outro país, permitindo-lhes vivenciar uma nova cultura, aprender uma nova língua e conhecer pessoas diferentes.

No ano de 2007 eu fiz o chamado Erasmus Mundus, com o programa de intercambio da PUC. Fui parar numa cidade minúscula no norte da Espanha chamada Pontevedra. Eu e mais 30 estudantes dos mais diversos países estavam ali, desfrutando das oportunidades que o Estado, a Universidade e os nossos pais nos ofereciam.

Lembro de conhecer gente de Curitiba, que estudavam na PUC, só em Pontevedra; de conhecer gente da cidade dos meus primos, da minha avó e muita gente de outros países. Lembro que fui dividir apartamento com outras cinco pessoas e éramos: um mexicano, dois italianos, duas alemãs e eu num ap de seis quartos e uma sala que nunca usávamos de tão escura.

Foi um ano realmente espetacular, de muita farra, muita festa e que aprendi muito. A experiência foi reveladora: tivemos que conviver com pessoas de diferentes costumes e formas de ver a vida. Tivemos que nos ajudar mutuamente, levar os amigos ao hospital quando era necessário, e escutar muitas risadas e choros naquele ano. Foi um ano bastante complicado pra muita gente, que nunca tinha sentido saudade de casa, nunca tinha estado fora, e nunca tinha experimentado essa sensação de altos e baixos muito rápido.

Por que eu falo sobre isso?

Não porque quero contar minha experiência daquela época, mas sim porque quero compartir a minha experiência de agora, porque nunca imaginei que ia ser assim no futuro.

Já vivi em muitas casas diferentes e comparti quarto, casa com gente que hoje não tenho nenhum contato. Olhos pra trás e vejo que no meu caminho, pra mudar tanto de direção, tive que abrir mão de muitas coisas, inclusive de pessoas. Em Curitiba, praticamente todos meus amigos desapareceram, e os que eu mantenho, posso juntar todos os anos numa mesa de 10 pessoas pra jantar.

Roma
Romam, e os que eu mantenho, posso juntar todos os anos numa mesa de 10 pessoas pra jantar.

Em Londres, devo manter duas amizades da época que eu vivia ali e dois mais que conheci em Madrid e que se mudaram depois. Em Pontevedra, na realidade, também muitos poucos ficaram, e acho que com dois falo com um pouco mais de regularidade. Mas naquele apartamento da Calle Joaquin Costa, 12 meus seis amigos ficaram pra eternidade.

Desde então eu vou visita-los em Roma, em Berlim, em Hamburgo, em Colima, onde for. E eles de vez em quando vem também. E o melhor de tudo: mesmo ficando quatro ou cinco anos sem vê-los a amizade não envelhece. Passo as vezes anos sem notícias e de repente nos escrevemos, nos animamos e compramos um bilhete, pedimos férias e vamos a vê-los.

Hamburgo
Hamburgo

Hoje, eu escrevo de Hamburgo, onde minha amiga Linda mora. De seu flat escrevo essas palavras porque estou emocionada de ver nossos 10 anos de historia: 2007-2017. Cinco anos atrás fui visita-la em Berlim, onde ela morava. Estamos eu, Franzie, que também vivia em Berlim, e ela.

Naquela época Frazie nao tinha trabalho. Linda tinha mas não gostava e eu ainda estava terminando a universidade. Hoje, Franzie trabalha no Festival de Cinema de Berlin, Linda se mudou pra Hamburgo e eu me apaixonei pelos vinhos. Davide se muda de casa, German se casou e Paolo tem a mesma namorada.

Berlim - Franzie e eu
Berlim – Franzie e eu

Temos contatos com todos. Fomos convidadas ao casamento de uns, a viajar com outros, a encontros que nunca ocorreram. O principal é que sabemos que estamos aqui, uns pelos outros e outros por uns.

A vida dá voltas e as pessoas tomam caminhos muito diferentes do que planejaram. Hoje em dia também vejo muita gente querendo começar do zero, mudar completamente de vida; como meu irmão e minha cunhada fizeram, como muita gente que eu conheço fez. Vejo meus amigos Erasmus e digo pra mim mesma que ir a Pontevedra naquele ano foi uma das melhores escolhas que eu fiz. Foi parte intrínseca do meu desenvolvimento e contribuiu para ser a pessoa que sou hoje. Foi a melhor coisa do mundo conhece-los e ter sua amizade.

Já fui visitar a todos, nos seus países, nas suas casas e fui acolhida da mesma forma de quando vivíamos há 10 anos. Mesmo de longe seguimos aí. A vida tomou rumo diferentes para muitos, e por isso essa viagem esta sendo tão importante. Descobrimos como as pessoas mudam, como seus planos se amoldam, mas também que a essência delas continua a mesma.

Erasmus Pontevedra- 2007
Erasmus Pontevedra- 2007
Foi falando com eles que descobri outras formas de vida, vejo outras perspectivas pro meu futuro. Nem tudo tem que ser como o foi planejado há 10 anos. A gente cresceu, amadureceu e mudou de gostos.

E isso é o bom de ver pessoas depois de anos. Apreciamos a sua evolução, analisamos o que passou e vemos como é possível ver não mais que uma, mas sim várias luzes no final no túnel.

Comments are closed.