IMG_4544

A aldeia medieval de Ribeauvillé

 Ribeauvillé é uma pequena cidade localizada na região da Alsácia, ao Leste da França, com ares de uma antiga aldeia medieval.

IMG_4563

Para quem percorre as ruelas estreitas do vilarejo a sensação é de encantamento, seja por sentir-se dentro dos contos mágicos dos irmãos Grimm ou porque nos remete a um mundo aparentemente perfeito, limpo e organizado. Tudo parece como casa de bonecas, cortininhas de rendas, enfeites na janela de crochê, rostinhos felizes e bruxinhas penduradas nas varandas para dar boa sorte!

IMG_4604

Casas pitorescas e floridas que são cuidadosamente preservadas e oferecem uma foto maravilhosa para o turista empolgado. Acolhedor! Confiram a beleza!

IMG_4542

Ribeauvillé é parte de um conjunto de pequenas cidades, entre   Estrasburgo e Mulhouse, com mais ou menos 5000 habitantes que combinou o seu patrimônio histórico com a modernidade. A região é campestre cheia de vinhedos e rodeada pelo “Massif des Vosges” e do Castelo de Haut – Koenisgsbourg.

IMG_4555

Cegonhas

Nessa região da Alsácia é típico encontrar ninhos de cegonha no telhado das casas. A população mantém a estrutura na maioria dos telhados para pousada das aves que se acomodam  para ter seus filhotes, considerando que a localização faz parte da rota migratória delas. As aves vêm da África depois do inverno, chegando a voar até 400 km. por dia, aproveitando as correntes de ar ascendentes, que são formadas com o aquecimento do solo.

Assim, passam o verão na Europa que vai de junho a agosto. Os ninhos são utilizados anos após anos, mas a cada temporada as próprias cegonhas reciclam acrescentando material novo. Os ovos são chocados por 32 dias e após dois meses os filhotes conseguem voar.

Vinhedos

IMG_4540

As vinhas existentes desde a Idade Média, permitem aos viticultores uma visita às adegas e degustações. A gama de serviços disponíveis e variedade de lojas fazem Ribeauvillé um excelente ponto de atração turística. A sua vida cultural é dinâmica com eventos internacionalmente reconhecidos como o Mercado da Primavera, o Festival Kougelhopf (no início de Maio), a Feira do Vinho (final de Julho), a Feira dos Violinistas (primeiro domingo de Setembro), o Festival da Música Antiga , O Mercado Medieval do Natal, etc.

 

 

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *