combo7-obb

Italianos têm 500 euros para consumir cultura. No Brasil, alguns acham cultura mamata

Itália visionária investe na cultura de seus jovens

Enquanto no Brasil a cultura é colocada em segundo plano, artistas são agredidos e acusados de  ‘mamarem’ na Lei Rouanet de incentivo à cultura, na Itália o governo está dando 500 euros para que o jovem italiano ou residente use em ingressos a museus, cinema, teatro, concertos, feiras parques naturais e eventos.

Isso é mamata? Certamente que não. É um pensamento visionário que investe no futuro de uma nação.

O ‘bônus cultura’ é online e válido para jovens que completam 18 anos até dezembro de 2017 , que se registram no Sistema público de gerenciamento de identidade digital – para depois baixar o aplicativo ’18app’.

Milhões de euros

O investimento vai custar 290 milhões de euros para o governo italiano e se plataforma ’18app’ der certo, o benefício de 500 euros também será estendido aos professores no próximo ano, para que eles possam se atualizar. O governo também divulgou o número exato de jovens: 574.953 jovens, sendo 528 italianos, 11 mil de origem europeia e 34 mil não europeia.

Presume-se que a ideia da iniciativa  é nortear os investimentos em cultura, pelo que o subsecretário do Conselho de Ministros, Tommaso Nannicini, afirmou em entrevista. “Pela primeira vez os fundos para promover a cultura não serão repartidos por meio de sistemas burocráticos, mas pelas decisões de milhares de jovens. O dinheiro irá para onde os jovens dirigirem as escolhas.”

Olhar Crítico

Fantástico! A medida não só beneficia uma juventude, oferecendo-lhe a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos culturais, como amplia o seu olhar para o futuro. A ideia é direcionar investimentos para os setores que interessem a juventude a participar e fazer o ambiente cultural fluir.

A iniciativa do governo italiano deve ser exemplo para um país como o nosso que precisa investir mais na questão cultural. Dar oportunidade aos artistas, escritores, músicos, enfim, todos os setores envolvidos com atividades culturais, seja por meio de leis que estimulem o Mecenato, ou  por qualquer outra medida, é investir no futuro do Brasil. Assim como, dar oportunidade ao jovem para que ele possa comprar e ler um livro, ir ao teatro, cinema, museus, assistir a um espetáculo musical é refinar o conhecimento. Liberdade ao pensamento!

A educação proporciona o pensamento crítico e a construção do conhecimento. Essa era a fala de Paulo Freire, que pode ser inserida nessa comparação sobre a questão cultural  entre Brasil e Itália.

 

 

 

 

 

Comments are closed.