EUROPA NOKIA 054

Cuide do pulmão no outono

 

No outono o pulmão e o intestino grosso estão evidência e sensíveis, o elemento é metal, a cor é branco metálico, a energia da natureza é a secura. Muito cuidado! Não se entregue às tristezas que elas poderão fragilizar o pulmão.  No inverno é o rim e a bexiga, o humor é o medo, o elemento é água. Na primavera, o fígado quer atenção. Secura nos olhos e coceira é fígado carregado de toxinas na certa. No verão quem tem destaque é o coração, elemento fogo, cor é vermelha. Não é mágica é estudo e medicina chinesa!

IMG_7577O livro ‘Estudo das Estações  Frio-Calor’, de Geralda Nadyr Carniel, apresenta as teorias chinesas do equilíbrio do Yin e do Yang, correlacionadas com o movimento das estações do ano, e indica tratamentos à base de água, sal, compressas quentes e frias, chamadas por ela de terapia Carniel, Frio-Calor. O livro será lançado no dia 11 de junho, no Memorial de Curitiba, junto com a apresentação do grupo de teatro Espaçonautas para contar de forma simples e didática, pela dramatização, como funciona a mágica universal.

 

A frase,’cada estação correlaciona-se com um órgão do corpo’, parece sem nexo, mas não é para quem estuda medicina chinesa. É um interessante jogo do universo que Geralda Nadyr Carniel levou parte dos seus 81 anos estudando e traduzindo para a linguagem leiga, conceitos que são utilizados como base na acupuntura e em outras terapias orientais, descobertas há mais de cinco mil anos.

“O mestre chinês responde que somente aquilo que o homem ingere é a causa  de todas as doenças físicas do coração. É a nossa essência espiritual. Existem duas almas, segundo a Medicina Tradicional Chinesa: uma alma corporal que mora no pulmão e que é finita, e a outra alma eterna que se enraíza no fígado, e que existia antes e permanecerá após a vida terrestre”, diz um trecho do livro.

CIMG0301A quarta publicação de Geralda é dirigida a todos que desejam entender como funciona o seu corpo, fazer um auto cuidado e se livrar das dores e doenças. “As pessoas precisam aprender a ler o que seu organismo está dizendo com uma febre, um enjoo ou uma dor de cabeça”, diz ela. “A dor não apareceu do nada. Alguma coisa nós fizemos e comemos para que ela se instalasse em nosso organismo”.

O Estudo das Estações explica o que ocorre a cada período do ano e quais os órgãos relacionados, como funciona essa relação, os cuidados com o corpo e os exercícios que devem ser feitos.

 

Comments are closed.