Brexit trouxe incertezas ao mercado de artes europeu

365-Filmes-Projeto-Documentario-Human-o-Filme-Yann-Arthus-Bertrand
‘Human’ é filme único pela eloquência dos depoimentos
22 de junho de 2016
Olympia_2016_-_Rio_(2).svg
Bom senso de Roma que faltou ao Rio
27 de junho de 2016

Brexit trouxe incertezas ao mercado de artes europeu

-1x-1(1)
O mercado de arte no mundo é puro capital e oscila de acordo com o movimento da bolsa de valores.

Independente do resultado do referendum, da saída do Reino Unido da União Europeia (UE),o mercado de arte europeu está em polvorosa. A saída – Brexit (união das palavras Britain e exit, saída em inglês) está assustando os compradores e as casas de leilão.

O referendum realizado no dia 23 de junho, que interrogou os britânicos sobre a saída da UE vem desequilibrando as vendas de obras de arte há meses, sobretudo nas duas maiores  Sotheby’s e Christie’s, ambas com sede em Londres. As duas casas decidiram realizar leilões somente depois da votação. Os especialistas atribuem as dúvidas dos compradores ao resultado do referendum, que gerou incerteza do mercado e foi prejudicial para as transações de obras de arte.

As vendas e leilões de arte no mês de maio em Nova York

caíram 50 por cento em comparação ao ano passado, o que provocou pânico entre os vendedores mais importantes. Para piorar a situação, a dependência do mercado de arte pelo preço do petróleo e da bolsa mostram toda a fragilidade do sistema, cada vez mais ligado ao grande capital.

Fonte: exibart

Comentários Facebook

comentarios

Mari Weigert
Mari Weigert
Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma. Acredita nas palavras bem ditas ou 'benditas', ou seja, bem escritas, que educam, que seduzem pelos significados, pela emoção ao informar sobre a arte da vida que se manifesta nas relações afetivas, na criação artística, nos lugares, na natureza e na energia do Universo.

Os comentários estão encerrados.