img_3873

Encontro mundial de jornalismo na Itália

 

O futuro do jornalismo na guerra à informação e outras questões palpitantes da era digital estarão em pauta na décima edição do Festival Internacional de Jornalismo, em Perugia, na Itália, de 6 a 10 de abril.

PERUGIAA encantadora cidade de Perugia, na região de Umbria, interior da Itália, será o cenário de fundo para troca de experiências e conhecimento entre jornalistas do mundo inteiro.E como ocorre todos anos, o #ijf16 é totalmente gratuito, com ingressos livres a todos os debates até preencherem os lugares.

Estima-se a participação de 500 palestrantes, de 34 países, e um dos principais temas será a palestra de “De Wikileaks a Snowden: proteger a fonte na era da vigilância em massa”, no dia 6. Serão os palestrantes, as  jornalistas, a britânica Sarah Harrison, colaboradora de Julian Assange,  a italiana Stefania Maurizi, que trabalhou na divulgação dos documentos secretos da Wikileaks, o escultor Davide Dorminoe o jornalista alemão John Goetz, que escreveu e dirigiu um documentário sobre Snowden.

Qual é o rumo do jornalismo moderno. Há modelos de negócios para a crise?

“Os temas em jogo são tantos”, dizem os organizadores. Verificação dos fatos, jornalismo de dados, explicativo, papel jornalístico de plataformas, crowdfunding, a era do vídeo e móvel, robôs de jornalismo, realidade virtual, o envolvimento dos leitores e o papel cívico das informações, a crise da ‘homepage’, em busca da objetividade, o jornalismo móvel em primeiro lugar, compreender o público e audiência para além dos números e porcentagens, redes sociais e mídia dominante.

Os organizadores acreditam no jornalismo como um meio capaz de mudar a história e se amparam no caso Spotlight, sobre pedofilia na Igreja Católica, cujo filme foi merecedor de Oscar esse ano.

A décima edição do evento  é uma prova que  o esforço conjunto faz milagres. Serão mais de 200 oficinas e workshops na cidade italiana. A equipe organizadora conta com mais de 150 voluntários que atuarão nos dias de evento, entre eles, estudantes e jornalistas brasileiros.

Comments are closed.