imagem34

Professor afirma que existe vida além da Terra

Para tornar o texto mais didático simulei uma entrevista:

“ Luiz Ernesto Wanke foi professor de Física e Matemática (hoje aposentado). Boa parte de sua vida trabalhou numa teoria (que diz ter provado) que pretende colocar o fundamento ‘VIDA’ como integrante dos chamados ‘constituintes fundamentais do Universo’ e com isto, renovar as esperanças que haja outras vidas no espaço sideral. O professor foi entrevistado em sua casa em Curitiba, onde hoje em dia se dedica a escrever. Perto dos 80 anos, diz ter pressa em divulgar suas ideias até agora engavetadas.

Explique melhor sua teoria

Não apreendemos na escola que o Universo é formado por matéria e energia, o enerma? Eles são intercambiáveis pela equação de Einsten (energia é igual a massa vezes o quadrado da velocidade da luz). O que modestamente pretendo é incluir aí mais uma variável, a ‘vida’. Teríamos então simbolicamente a matéria, a energia e a vida – o bioenerma – cada um desses fundamentos básicos ocupando um vértice de um triângulo dos ‘constituintes universais do Universo’. A diferença está no intercambio entre eles, já que para formar e desenvolver a vida há necessidade da cessão conjunta do enerma pelo meio. E quando um ser vivo morre, este devolve toda a matéria e energia que consumiu ao formar ‘vida’.

Então a vida é formada de matéria e energia?

Evidentemente. Neste sentido os vegetais são os seres vivos primários mais importantes. São os únicos que a partir da matéria (sais minerais e água) e da energia (luz solar) produzem o seu próprio alimento. Portanto, todos os animais ‘parasitam’ os vegetais. Por não sabermos produzir diretamente nossa comida, dependemos dos vegetais para a nossa sobrevivência. Definitivamente, sem os vegetais não haveria vida animal no Universo!

E os carnívoros

Invariavelmente, os herbívoros estão também na ponta da cadeia alimentar. Em outras palavras, por mais que animais se alimentem de outros animais, o último desta sucessão será sempre um herbívoro.

Não lhe parece que sua afirmação de que a vida necessite de matéria e energia, não acontece por causa da alimentação?

Estamos falando de coisas diferentes. Você se refere ao aumento e diminuição da massa corpórea que cresce ou diminuem com a metabolização dos alimentos consumidos. É sobre esta massa que se instala a ‘vida’. A ‘vida’ na qual me refiro é um fundamento indefinível, diferente e abstrato, inerente ao ser vivente. Nós a adquirimos ao nascer e a perdemos ao morrer.

Há alguma possibilidade algum dia sua teoria ser comprovada?

Sim, eu mesmo a comprovei em laboratório.

Como assim?

Em 1991, coloquei alguns grãos de feijão dentro de uma ampola transparente e selada, juntamente com água e nutrientes embebidos em algodão, para que, sob essas condições eles se desenvolvessem por certo tempo. Depois pedi a um professor universitário amigo – também colega de ensino médio – que pesasse (ou determinasse a massa) deste conjunto numa balança de precisão, na PUC de Curitiba, periodicamente, deixando-a nos intervalos sob a ação da luz solar para que as plantinhas de feijão se desenvolvessem. Isto foi feito alguns dias sempre acompanhando a germinação. Agindo desta forma constatamos surpreendentemente que a massa do sistema em vez de crescer, cada vez diminuía mais! Apesar de entrar constantemente a luz solar!

Deixa ver se entendi: a ampola com as plantinhas crescendo dentro cada vez pesava menos por que?

Só tem uma explicação: a ‘vida’ ao se formar rouba matéria e energia do sistema!

Não entendi: a massa total não deveria pesar mais, afinal a planta está se desenvolvendo?

É um pouco complicado: Na realidade a massa total cresce, mas a massa perdida em vida é maior e mascara este aumento inicial. Quer dizer, a massa medida é resultado da massa aumentada pelo desenvolvimento da planta, menos a massa que se transforma em vida. Nos momentos iniciais depois do nascimento da plantinha, esta última – a massa que se transforma em vida – é maior que a primeira.

Se a ‘vida’ pode ser medida, o que acontece na morte?

Hoje se sabe que quando uma pessoa morre, existe uma diferença de peso entre ela viva (antes de morrer) e ela morta (logo depois). Até se estabeleceu o peso médio de 21 gramas. Essa é a quantidade de massa que uma pessoa restitui ao meio pela quantidade de ‘vida’ perdida. Portanto, a ‘vida’ devolve toda a quantidade de matéria e energia que consumiu ao se formar.

Tem mais?

Ora, se isto é uma verdade podemos ampliar nossa ‘teoria’. A matéria tem como unidade, o átomo. E a energia, o quantum, não é? Podemos com muita honra nomear a unidade de ‘vida’ já que ninguém pensou nisto. Minha sugestão é que se chame ‘sopro’. Tá aí: o último pedacinho de ‘vida’ que ainda é ‘vida’, chama-se ‘sopro’ porque não existe aquela expressão popular: “só lhe resta um sopro de ‘vida’?”

No início você nos afirmou que sua ideia nos leva a uma conclusão da existência da vida além da nossa terra?

Sim, porque admitindo ser a ‘vida’ um constituinte universal, podemos pensar que neste Universo infinito deve haver outros lugares cujas condições sejam favoráveis a transformação do enerma em ‘vida’. Só não se pode afirmar que essas vidas serão idênticas às do nosso mundo.

 

Comments are closed.