Painting_of_a_Naked_Man-Rizvan-Rahman

Falsário que virou artista

A história de Rizvan Rahman começa com vendas de obras de arte de artistas pós-guerra, é acusado de falsário, passa por uma prisão, onde pinta para ocupar a mente, e quando é libertado devido a um talento nato, vira artista e se dá bem devido a ajuda de um benfeitor que decide bancar sua arte.

 

Study_of_a_Hand-Rizvan-RahmanPor dois anos Rizvan Rahman ganhou a vida vendendo obras de contrafação de arte de artistas pós-guerra.

Em outubro de 2011 foi condenado a 18 meses de detenção, cumprindo pena na prisão de Ranby, em Nottinghamshire, na Inglaterra. No entanto, nenhuma prova demonstrou que fosse realmente ele o autor das falsificações.

Rizvan Rahman sempre negou a realização das cópias, mas os seus dotes de artista contribuíram para aumentar as dúvidas. Durante os meses que passou na cela, Rahaman teve a possibilidade de pintar e usar a arte para escapar das tensões e ocupar o tempo e a mente. Neste período de pintura forçada, realizou 22 grandes óleos, que está atualmente sendo exposto numa mostra exclusiva no distrito de Mayfair, em Londres.

Painting_of_a_Naked_Man-Rizvan-RahmanDepois de ter cumprido a pena e de ter reembolsado todas as pessoas por ele enganadas, Rizvan, abriu espaço para a sua carreira de artista, com a esperança que as suas obras seriam julgadas sem prejuízos. É estranho crer, uma vez em liberdade houve um crescente interesse por suas obras, ao ponto de um anônimo benfeitor decidir ajudá-lo economicamente para permitir que continuasse a pintar sem preocupações.

Publicado originalmente no Exibart

Comments are closed.