1280

Artista cria livros brancos para devolver os verdadeiros a Bagdá

O artista Wafaa Bilal, iraquiano- americano, quer preencher de livros as prateleiras da biblioteca da Universidade de Belas Artes de Bagdá que foi destruída durante a guerra do Iraque em 2003. Para alcançar seu objetivo aposta no crowdfunding on-line ( que já está dando certo)  e arte performática, com a instalação 108.01, exposta na Gallery of Windsor, em Ontario, no Canadá.

Mais uma vez arte e cultura são chamadas para promover a transformação social. 

Ele quer, com o projeto, inaugurar uma nova era no Iraque, mesmo que seja de uma forma simbólica. A ideia é mostrar para o país que a comunidade de artistas, estudantes e professores ainda existe.

“As pessoas já estão conversando entre si sobre a perda e a reconstrução da cultura”, disse Bilal. “A comunicação de alunos e professores com pessoas de fora do país significa mais para eles do que se imagina.” Fonte The Guardian.

Wafaa Bilal. THE ASHES SERIES:
Wafaa Bilal. THE ASHES SERIES:

A biblioteca tinha mais de 70 mil títulos até os saqueadores atearem fogo em toda a coleção. O edifício foi reconstruído mas poucos livros foram devolvidos. O artista costumava visitá-la diariamente no período em que estudava em Bagdá.

Wafaal Bilal  criou a série Ashes que mostra a destruição do país onde nasceu, hoje vive em Nova York e além de artista e professor de artes. A série apresenta miniaturas construídas por ele, retiradas das fotos divulgadas na imprensa sobre cenas da destruição.

O título da instalação, 168: 01, refere-se à destruição da histórica Casa da Sabedoria do século 13 -, então a maior do mundo -pelos mongóis. “Diz a lenda que eles despejaram todo o seu conteúdo no rio Tigris para criar uma ponte para atravessar, e que as páginas sangraram durante sete dias – 168 horas”, disse Bilal. “O adicional de 1 segundo é que quando eu imagino os livros brancos esgotados de conhecimento.”

A 108.01 é uma instalação elaborada com 1000 livros brancos, empilhados em uma estante, que Wafaa Bilal, na medida que for recebendo doações pelo crowdfunding -U$25,00 – irá substituir  pelo livro verdadeiro, e o branco será enviado ao doador. No final, todos os livros reais serão enviados a Bagdá.

 

 

 

Comments are closed.