nid3

“Nidos” que acolhem e se embaraçam numa pesquisa pictórica vibrante

“Nidos” cativam e acolhem o observador  nesta metamorfose contínua da artista.

A mostra “Nidos” de  Claudia de Lara, no Solar do Rosário, em Curitiba, resume todas as fases da pesquisa pictórica da artista  num só momento: as cores vibrantes e a lã, que lembra costura, o feminino, e remete a outra fase, Retalhos.

bicicletas3
Foto Internet blog Claudia http://www.claudialara.com.br/

As obras de Claudia de Lara, em todas as suas fases, à exceção Cotidiano Desorientado, que é uma série elaborada em preto e branco, são coloridas e essa vibração das cores imprimem movimento às obras, sobretudo em séries como Diversão e Bicicletas.

IMG_3509
Foto por Mari Weigert

Quem acompanha a trajetória artística de Claudia de Lara percebe que em muitos de seus trabalhos ela retoma a linha e o tecido, como fez nas obras que fazem parte do Calendário Cor Púrpura., recentemente.

IMG_3532
Foto por Mari Weigert

“Na verdade, não foi uma fase apenas; Retalhos, a costura, a linha, o tecido são recursos utilizados para a elaboração das minhas obras e sempre fizeram parte de mim. É a mulher presente”, diz ela.

Um documentário curta-metragem (15min), Retalhos que pertencem, dirigido por Thereza Oliveiras conta sua trajetória artística e mostra que o trabalho de Claudia de Lara parte da imagem fotográfica, que é manipulada por meio do computador e, durante este processo, introduz o efeito pictórico.

Olhar Crítico

“Nidos” é a criação que engloba todos os trabalhos de Claudia de Lara, artista brasileira que se expressa pelas cores, acima de tudo, por traduzir um habitat…. uma energia de vida. Incansável pesquisadora de uma poética, seja  ela capaz de transmitir a linguagem do mundo contemporâneo ou de suas próprias raízes.

solarnidos2 (3)
Foto Internet. Claudia http://www.claudialara.com.br/

“Todas minhas obras provocam o espectador e o inserem no ‘ninho contemporâneo’. O ninho contemporâneo vem com os elementos do exagero, do movimento, da diversidade”, explica.

Série:Diversão

Graci
Foto Internet. Blog Claudia http://www.claudialara.com.br/

“Recorte do cotidiano para aprisionar o movimento. Nesse ato de fragmentar e congelar a realidade, a artista discute não só a arte, mas também se posiciona para olhar a contemporaneidade”, fonte blog de Claudia.

Série: Bicicletas

lambretas006
Foto Internet. Blog Claudia http://www.claudialara.com.br/

“Porque não ficar então só com a imagem digital? Pelo exercício, pelo trabalho, pela experiência, porque minha pesquisa é na pintura! Cor, claro/ escuro, dentro e fora, cheio e vazio, côncavo e convexo, volume, tensão, direção…

E a bicicleta é o ícone lúdico da independência, do ganhar velocidade e ganhar o mundo… Além de ser um desenho que se movimenta”.

Série:Cotidiano Desorientado

i
Foto Internet. Blog Claudia http://www.claudialara.com.br/

“Esta serie é de 2006. Se caracteriza pela sobreposição de desenhos em carvão, giz pastel e pintura em acrílico, sempre nas cores preto, branco e outra monocromia de algum tom. A sobreposição de varias imagens se refere a um cotidiano contemporâneo decadente”. Fonte Claudia de Lara.

 

 

 

 

 

 


 
 

2 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *