dsc01797

Um verão na capital da República Tcheca.

Estilo sóbrio e fechado

O estilo sóbrio e fechado das pessoas que vivem em Praga, na capital da República Tcheca, compensa na medida em que o turista começa a sentir a alma da cidade no verão.Praga desabrocha como uma flor e celebra o sol com música por toda a parte. É uma metrópole, não pelo potencial industrial, mas pela diversidade de cultura e de povos que se estabeleceram no local ou estão de passagem.

dsc01797

Muita música

A agenda de concertos de músicas clássicas e óperas está completa por mais de dois meses nas imponentes igrejas, grande parte barrocas,  e   nos teatros – alguns com arquitetura e decoração da Belle Époque” . O virtuosismo é uma constante nas apresentações. São músicos de Orquestras Sinfônicas e cantores da melhor qualidade artística.

Talentos à parte também encontramos pelas ruas se apresentando popularmente para os caminhantes afoitos. Praga é uma pequena Paris, ainda melhor, com o aconchego de uma cidade pequena.

21

Ponte Carlos

Passar pela Ponte de Carlos VI, com suas 30 esculturas barrocas (sacras) é uma experiência interessante, principalmente pela simples razão de o espectador  questionar o porquê  das obras estarem enegrecidas pelo tempo e algumas com teias de aranha. Desleixo ou falta de dinheiro para restauração, não foi possível descobrir.

A resposta com certeza está inserida na sua trajetória histórica. Praga está localizada no leste europeu e fez parte dos países da “cortina de ferro”(1948-1989) e segundo relato dos habitantes, muitos prédios e obras que lembravam a burguesia e o fausto foram abandonados e  quase à ruína.

Kafka

No entanto, este aspecto enegrecido de sua arquitetura e algumas obras que pedem limpeza dão um tom kafkaniano à Praga, talvez à propósito. Talvez ao mostrar a paisagem sombria da ponte que dá acesso aos quarteirões, de um lado Mala Strana e de outro o Josefov, bairro Judeu, o turista poderá imaginar a tortura existencial de Franz Kafka, escritor tcheco, quando circulava pelas ruas de sua cidade natal, num inverno rigoroso.

dsc01842

Kafka  vivia atormentado por temores e crises existenciais  que eram provocadas pela relação neurótica  entre pai dominador e filho sensível e por uma  vida limitada dentro de um  serviço burocrático, situações  que resultaram em uma de suas mais conhecidas obras, “Metamorfose”, pela qual descreve a sensação de se transformar em uma barata.  Sentir  Praga com este olhar é se transportar para o mundo de Kafka. Para quem admira o escritor vale a pena visitar o Museu que mantém documentos e a história dele.

dsc01537

Mas a Praga atual oferece ao visitante também a possibilidade de ampliar o olhar para enfoque mais alegre e mundano. Para isto  basta aproveitar a diversidade de eventos musicais e desfrutar de todos os pontos turísticos que fazem a história da cidade.  Torre Astronômica (Orloj), um prédio com um enorme relógio que foi construído em 1410. É o terceiro relógio astronômico  mais antigo do mundo e o único que ainda funciona. Mais dicas sobre os diversos podem ser achadas na internet em sites. Mais fotos de Praga no mariweigert.blogspot.com

Comments are closed.