dsc04899

Louvre ainda é o museu mais visitado do mundo

Entrar pela pirâmide de vidro que dá acesso ao Museu do Louvre, em Paris, na capital francesa, é embarcar numa viagem no tempo por intermédio de obras de artes.Um dia é pouco para desfrutar dos tesouros artísticos reunidos na França, muitos dos quais usurpados de povos que foram derrotados, a maioria pelas guerras napoleônicas, em tempos remotos.

150_1mona

Portanto, independente da forma como foram conquistadas estas obras estão reunidas em um só espaço expositivo e a humanidade só  tem a agradecer o governo francês pela preservação destes tesouros de valor inestimável e que são testemunhos da história universal.

Exibart publicou:

“O Museu do Louvre, em Paris, França, confirma novamente que foi o museu mais visitado do mundo em 2014. Mais 9 milhões e 300 mil visitantes cruzaram a pirâmide de vidro nos últimos 12 meses, 100 mil a mais do que em 2013.  Segundo o relatório ‘The Global Attractions Attendance Report’.

images7

Os visitantes estrangeiros foram responsáveis por 70 por cento das vendas de bilhetes e no topo desta lista estão os turistas americanos, chineses, mas também italianos, ingleses e brasileiros. Além da grande atração, a sempre Mona Lisa, a segunda obra mais visitada foi a Vitória Alada de Samotrácia, descoberta recentemente e restaurada graças ao crowdfunding.

Se.gundo fontes oficiais do Museu, mais da metade dos visitantes têm menos de 30 anos de idade.  Estamos na espera da abertura de Abu Dhabi, previsto para 2015?” 

Louvre de Abu Dhabi

1024px_saadiyat_island_model_pict_1

Louvre Abu Dhabi

Louvre Abu Dhabi é um museu que atualmente está em fase de construção em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos. Inicialmente a inauguração estava prevista para 2012-2013, mas atrasos têm levado a prever uma nova data,  2015. Será um dos componentes de um gigantesco bairro cultural que está sendo construído na  ilha de Saadiyat, junto a outros três museus e a um centro de entretenimento.

Em 7 de março de 2007, o Museu do Louvre em Paris, anunciou que associaria o seu nome ao deste novo museu, como parte de um acordo de 30 anos entre a cidade de Abu Dhabi e o governo francês. O museu, desenhado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, terá uma área total de 24 000 m² e o custo da construção está estimado entre 832 e 108 milhões de euros.

Está previsto que o espaço exiba obras de arte de todo o mundo, focando principalmente as pontes entre a arte ocidental e a arte oriental; no entanto, é um projeto que tem originado grandes controvérsias no mundo da arte, dado que têm surgido muitas objeções relativamente à legitimidade dos motivos financeiros do Louvre que originaram o acordo. (Texto retirado da Wikepédia

Publicado originalmente no Exibart

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *